Tratamento de Insuficiência Cardíaca

Tratamento de Insuficiência Cardíaca

Quando o coração não bombeia sangue para o corpo de forma adequada e não cumpre as necessidades do organismo, existe a chamada Insuficiência Cardíaca.

O coração tem a função de bombear o sangue para o corpo todo. Quando este processo ocorre de forma inadequada e não cumpre as necessidades do organismo, existe a chamada Insuficiência Cardíaca.

Associada à hipertensão, infarto agudo do miocárdio, válvulas cardíacas anormais, cardiopatia com aumento do coração (cardiomiopatia), diabetes, dentre outros, e outros maus hábitos de vida, como falta de sono, obesidade, estresse. etc., podem contribuir para a piora do quadro que aparece em indivíduos de qualquer idade ou gênero.  

Também conhecida como Insuficiência Cardíaca Congestiva, a doença prejudica a qualidade de vida e diminui a sobrevida. Alguns sintomas da Insuficiência Cardíaca podem ser imperceptíveis, como cansaço, que dificulta o diagnóstico precoce, enquanto outros são mais evidentes, como falta de ar, inchaço dos pés e pernas, perda de apetite, tosse com catarro e outros, comprometendo a  execução de tarefas mínimas diárias.

O tratamento para insuficiência cardíaca é indicado pelo médico, de acordo com a gravidade e causa do problema. Em geral, em casos mais simples, indica-se a mudança no estilo de vida e dieta além da medicação apropriada. Para casos complexos, pode ser indicado o implante de um cardioversor desfibrilador implantável ou a terapia de ressincronização, e em casos mais graves está indicado o transplante de coração. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios médicos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Em seu quadro de funcionários, a Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer atendimento médico de excelência.