Tratamento de Transplante Cardíaco

Tratamento de Transplante Cardíaco

O transplante cardíaco é realizado em pacientes que apresentam doenças cardíacas graves e que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos ou com outros procedimentos.

O transplante cardíaco é realizado em pacientes que apresentam doenças cardíacas graves e que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos ou com outros procedimentos. Entre as condições que podem ser tratadas por meio de um transplante estão insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana e arritmias.

O candidato ao transplante de coração é encaminhado para um hospital referência especializado, sendo submetido a diversos exames e avaliações. Se não apresentar contraindicações, seu nome é cadastrado na central de transplantes, que gerencia a lista de pessoas elegíveis para receber o órgão. 

Condições como insuficiência renal, doença pulmonar grave e diabetes de difícil controle estão entre as contraindicações para o transplante cardíaco. A avaliação dos riscos e benefícios do procedimento, porém, deve ser feita caso a caso pelo médico em conjunto com o paciente.

Quando notificada de que há um doador em coma irreversível ou morte cerebral, a central de transplantes analisa a compatibilidade entre essa pessoa e os que esperam na lista por um coração. Têm prioridade para receber o órgão quem está há mais tempo esperando pelo transplante ou quem apresenta estado de saúde mais grave no momento, com risco de morte. 

Na cirurgia, o coração doente é removido e o órgão doado é implantado. Com isso, o paciente passa a apresentar melhor qualidade de vida. Após o procedimento, é necessário que o transplantado tome precauções, como:

– usar a medicação prescrita corretamente;

– não se expor a situações de contato com infecções;

– estar alerta a sintomas que indiquem uma possível rejeição do órgão, como

mal-estar e febre.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios médicos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Em seu quadro de funcionários, a Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer atendimento médico de excelência.