Cardiologia

Tilt teste

Também conhecido por: Head-up tilt table test, Teste de estresse postural, Teste de inclinação, Teste de inclinação ortostática, Teste de mesa inclinada, Tilt table test, Tilt tes, Tilt teste para investigação de sincope

O que é?

Trata-se de exame complementar utilizado na investigação de perda súbita e transitória da consciência, as chamadas síncopes ou desmaios. Tais eventos são decorrentes de redução súbita na perfusão sanguínea cerebral causada por reduções significativas da pressão arterial e/ou da frequência cardíaca.

Esse exame avalia como a pressão arterial responde a mudanças de posição corpórea. Além disso, há a possibilidade de auxiliar os pacientes a reconhecerem os sintomas premonitórios com o objetivo de prevenção de quedas, e ao médico assistente a definir prognóstico e orientar o tratamento conforme resposta encontrada no exame. É seguro quando realizado em ambiente hospitalar e permite o diagnóstico da causa desses eventos em até 60% dos casos.

No protocolo potencializado ocorre administração de dinitrato de isossorbida 1,25 mg sublingual durante o exame.

Instruções

O exame é realizado utilizando-se uma maca inclinável, com plataforma para apoio dos pés, com pelo menos um cinto de segurança no tronco, em ambiente calmo, com iluminação suave e temperatura agradável. O exame tem a duração aproximada de 60 minutos e é realizado por um médico e um técnico de enfermagem.

O paciente permanece por 10 minutos na posição supina (deitada). A inclinação a 70° (mudança passiva para a posição de pé) será feita no décimo minuto e mantida por 20 minutos ou até que ocorra positividade do teste – reprodução dos sintomas associados à hipotensão e/ou bradicardia.

Preparo

Jejum de 4 horas e presença de acompanhante.

Risco

Reprodução do evento de desmaio.

Cuidados após o exame

Alimentar-se tão logo tenha autorização médica. Recomenda-se não dirigir por cerca de 2 horas após o exame.