Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia Cardiovascular

A cirurgia cardiovascular é realizada para o tratamento de doenças do coração, como as cardiopatias congênitas, doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das válvulas cardíacas, da fibrilação atrial (arritmia) e insuficiência cardíaca

A cirurgia cardiovascular é realizada para o tratamento de doenças do coração, como as cardiopatias congênitas, doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das válvulas cardíacas, da fibrilação atrial (arritmia) e insuficiência cardíaca. É indicada pelo médico apenas para pacientes que apresentam esses distúrbios e cuja função cardíaca esteja comprometida.

O procedimento é complexo e realizado por cirurgião especializado, acompanhado por equipe multidisciplinar. O tempo de recuperação pós-cirurgia depende do quadro clínico do paciente.

As cirurgias cardiovasculares são realizadas principalmente para: 

  • revascularização miocárdica, em que um segmento de artéria/veia é usado para desviar o sangue da aorta para as artérias coronárias; 
  • tratamento de valvopatias cardíacas, doenças que afetam as válvulas do coração;
  • tratamento de cardiopatias congênitas, alteração no desenvolvimento embrionário que afeta a estrutura cardíaca; 
  • transplantes cardíacos, para substituição do coração; 
  • implante de marca-passo e desfibriladores, usados para auxiliar o funcionamento normal do coração. 

Em alguns casos, o médico pode recomendar a realização de cirurgia cardiovascular utilizando técnicas minimamente invasivas, como cirurgia videoassistida e cirurgia robótica. Com a cirurgia minimamente invasiva se reduz a incisão na região do tórax do paciente, diminuindo consequentemente o sangramento, o risco de infecção e a dor após a cirurgia. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios médicos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Em seu quadro de colaboradores, a Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer atendimento médico de excelência.