
Hematologia Pediátrica
A hematologia pediátrica trata todo tipo de condição que afete o sangue. São elas: as diferentes modalidades de anemia, a hemofilia, os transtornos de coagulação, a doença de gaucher e a síndrome hemolítico-urêmica.
O que é hematologia pediátrica?
A hematologia é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças e condições que possam afetar o sangue, a medula, gânglios linfáticos e baço. Quando ela é chamada de pediatria hematológica, significa que seu enfoque está nos pacientes entre 0 e 18 anos de idade.
Qual a formação do hematologista pediátrico?
Para ser um hematologista pediátrico, é necessário cursar graduação em medicina e realizar residência médica em Pediatria. Somente após concluir essa etapa, é possível ingressar na residência em Hematologia e Hemoterapia Pediátrica e, assim, tornar-se um especialista na área.
Quais problemas o hematologista pediátrico pode tratar?
A hematologia pediátrica trata todo tipo de condição que afete o sangue. São elas: as diferentes modalidades de anemia, a hemofilia, os transtornos de coagulação, a doença de Gaucher e a síndrome hemolítico-urêmica.
Leucopenias/leucocitoses e plaquetopenias/plaquetocitoses também são tratadas por esse especialista. Em conjunto com a oncologia, a hematologia pediátrica pode também cuidar de condições como a leucemia e os linfomas.
Quando procurar o hematologista pediátrico?
Os pais e responsáveis devem ficar atentos a sintomas como: alterações no hemograma da criança, sangramentos em excesso, manchas roxas na pele, aumento do volume do abdômen e suor noturno. Sintomas comuns a outras doenças como palidez, cansaço, febre e aumento dos gânglios, em conjunto, também podem ser indícios para procurar um especialista.
Quais exames o hematologista pediátrico pode solicitar?
Para fechar diagnósticos, os profissionais da pediatria hematológica contam com uma miríade de exames diversos. Cada um deles é responsável por analisar um aspecto da composição do sangue, ajudando a descobrir com rapidez e agilidade a condição sofrida pelo paciente. Testes físicos também podem ser utilizados para ajudar a chegar a um diagnóstico.
Quais tratamentos o hematologista pediátrico pode recomendar?
Os tratamentos recomendados pelos hematologistas pediátricos podem ser diversos, dependendo da doença a ser tratada. Eles podem passar medicamentos como anticoagulantes, antiplaquetários e ferro, por exemplo.
Quimioterapias e transplante de medula óssea também podem ser opções em casos de câncer. Assim, os hematologistas atuam em parceria com especialistas de outras áreas.
Onde encontrar o hematologista pediátrico?
Na Rede D’Or você pode contar com o hematologista pediátrico em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.