Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Grávidas podem doar sangue?

A doação de sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas. Contudo, durante a gravidez, esse ato deve ser adiado. Nesse período, o corpo da mulher passa por intensas transformações para garantir o desenvolvimento saudável do bebê, e retirar sangue poderia comprometer tanto a saúde da gestante quanto a do feto.

Por isso, é importante entender por que a doação não é recomendada durante a gestação e em que momento é seguro retomar esse gesto de cuidado e empatia após o parto.

Por que a gestante não pode doar sangue?

Durante a gestação, há um aumento natural do volume de sangue no organismo, conhecido como expansão da volemia, que serve para nutrir o feto e manter a placenta saudável. Além disso, ocorre uma maior demanda por ferro, vitaminas e sais minerais, fundamentais para a formação das células sanguíneas e para o desenvolvimento do bebê.

Por esse motivo, as grávidas não podem doar sangue em nenhuma fase da gestação. A retirada de sangue significaria uma perda de substâncias essenciais, que são necessárias tanto para a mãe quanto para o bebê.

Quando a mulher pode doar sangue novamente?

Após o parto, o corpo precisa de um tempo para se recuperar, especialmente porque o ele envolve perda de sangue e mudanças hormonais intensas. O intervalo para doar novamente depende do tipo de parto:

  • Parto normal: pode doar após três meses;
  • Cesárea: deve aguardar seis meses.

E em casos de aborto?

Após um aborto, a recomendação é aguardar seis meses antes de realizar a doação, permitindo que o organismo recupere seus níveis de ferro e demais componentes sanguíneos.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

Cuide de si e do seu bebê

A gestação e a amamentação são fases que pedem atenção, descanso e muitos cuidados. Nesse momento, seu corpo trabalha em dobro para nutrir e proteger o bebê, e isso já é, por si só, um grande ato de amor.

Cuide-se, respeite o seu tempo de recuperação e, quando estiver pronta, volte a doar sangue. Assim, você continua espalhando solidariedade e ajudando a salvar vidas com saúde e segurança.

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS