O exame avalia os órgãos presentes na porção de cima do abdome.
Trata-se de um exame de imagem que permite avaliar os órgãos presentes na porção de cima do abdome, como o fígado, o pâncreas, o baço e a vesícula biliar, além de outras estruturas, como via biliar, veia cava inferior e aorta. Com o método doppler colorido, o médico pode observar o fluxo sanguíneo nos vasos da região.
Esse tipo de ultrassom possibilita identificar alterações, como nódulos no fígado, pedras na vesícula, inflamações e cistos no pâncreas. Também é indicado para avaliar o fluxo sanguíneo da veia porta e aorta, buscando diagnosticar condições como hipertensão porta.
Durante o exame, o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga para cima) em uma maca. Enquanto isso, o médico desliza um pequeno aparelho (transdutor) na região do abdome superior, após a aplicação de um gel na pele. As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela.
O procedimento é rápido, indolor e não invasivo, sem exposição à radiação. O médico pode solicitar que o paciente prenda a respiração por curtos períodos ou ingira uma pequena quantidade de água.
Diversos médicos podem recomendar a realização desse exame de imagem, como gastroenterologistas, hepatologistas, nefrologistas e oncologistas.
Como é o preparo para o exame de Ultrassonografia com Doppler Colorido de Abdome Superior?
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo do exame de Ultrassonografia com Doppler Colorido de Abdome Superior.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.