É um exame da medicina nuclear que avalia fluxo sanguíneo hepático qualitativo.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
Fluxo Sanguíneo Hepático (Qualitativo e Quantitativo) é um exame da medicina nuclear que avalia fluxo sanguíneo hepático qualitativo.
Requer aplicação intravenosa de substância radioativa para marcar células e seu movimento. O procedimento não é invasivo, mas contraindicado para gestantes. Procedimento pouco frequente no Brasil.
O preparo para o exame Fluxo Sanguíneo Hepático (Qualitativo e Quantitativo) é orientado pelo médico especialista e confirmado no local onde será realizado.
Em geral o procedimento é feito com aplicação de substância radioativa endovenosa, com hemácias em destaque, o que requer repouso. A seguir o paciente é levado a uma sala e será feita a análise do fluxo de sanguíneo hepático.
Outras possibilidade de análise, invasiva, com hemácias marcadas é o cateterismo. Faz-se o cateterismo da artéria hepática e se observa somente o fluxo sanguíneo arterial hepático, e ao cateterizar a artéria hepática se injeta substâncias para marcar a região. O material usado é corriqueiro. Não há dano hepático
O Exame Fluxo Sanguíneo Hepático (Qualitativo e Quantitativo) é raramente solicitado para avaliar fluxo sanguíneo hepático. Geralmente para casos de esquistossomose, doença causada por um parasita. O exame também pode ser solicitado para identificar outras doenças hepáticas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.