O exame busca captar imagens do crânio (partes ósseas) e de estruturas intracranianas para possibilitar a recriação de uma imagem tridimensional
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens através da emissão de raios-X. As imagens são detalhadas e em tons de cinza, dependendo da densidade de cada órgão.
No caso da Tomografia Computadorizada de Crânio com Reconstrução 3D, o exame busca captar imagens do crânio (partes ósseas) e de estruturas intracranianas para possibilitar a recriação de uma imagem tridimensional e, portanto, próxima da realidade dessa região do corpo do paciente.
O exame de Tomografia Computadorizada de Crânio com Reconstrução 3D é realizado no aparelho de tomografia computadorizada.
O aparelho de tomografia computadorizada é composto, basicamente, por uma maca e um tubo.
O paciente deita-se na maca, em decúbito dorsal, e a maca movimenta-se horizontalmente através do tubo, enquanto este gira e emite raios-X para produção das imagens.
No caso da tomografia computadorizada de crânio, a cabeça do paciente pode ser envolvida com uma fita, apenas como auxílio para evitar que o paciente se movimente e prejudique, assim, as imagens.
Situações especiais em que o paciente não consiga ficar imóvel requerem o uso de sedação. Avise previamente seu médico para que sejam tomadas as devidas precauções.
É necessário retirar brincos, piercings, próteses dentárias com armações de metal e demais adornos com metal para não afetar a qualidade das imagens.
A depender do motivo da solicitação do exame, pode ser necessária a aplicação de contraste na veia.
Com a Tomografia Computadorizada de Crânio com Reconstrução 3D, as imagens são detalhadas e semelhantes à realidade.
A reconstrução tridimensional fornece dados de localização precisos, relação entre as estruturas a serem estudadas e medidas ideais.
Pode ser solicitada previamente a uma cirurgia, auxiliando no planejamento cirúrgico desde a incisão – evitando cortes desnecessários e tornando a cirurgia mais precisa; como também no pós operatório para controle de cura, por exemplo.
Útil também para avaliar fraturas dos ossos do crânio e da face, tumores intracranianos, sangramentos, dentre outras necessidades. Não se assuste! Converse antes com seu médico sobre o motivo de solicitação desse exame, no seu caso.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4000.