Tomografia Computadorizada de Crânio ou Sela Túrcica ou Órbitas

Trata-se de um exame diagnóstico por imagem da região do crânio.

O que é Tomografia Computadorizada de Crânio ou Sela Túrcica ou Órbitas?

Tomografia Computadorizada de Crânio ou Sela Túrcica ou Órbitas é um exame diagnóstico por imagem da região do crânio.

As imagens são obtidas através de raios ionizantes, o mesmo do raio-X. Portanto, o procedimento é contraindicado para gestantes. Umas das principais diferenças de um aparelho de raio-X comum é que a Tomografia Computadorizada pode ter uma visão 360º do órgão em estudo.

Também conhecido por: TC Crânio e hipófise, TC crânio e sela turca, TC crânio e sela túrcica, TC crânio pituitaria, Tomografia multislice crânio e sela turca.

 

Como é feito o exame Tomografia Computadorizada de Crânio ou Sela Túrcica ou Órbitas?

A preparação para o exame de Tomografia Computadorizada de Crânio ou Sela Túrcica ou Órbitas, é combinado com o médico assistente ou com o local onde será realizado o procedimento e inclui jejum e chegar com antecedência.

No dia do exame, o paciente vai à sala de exame onde se encontra o aparelho de Tomografia Computadorizada e coloca um avental. Em seguida, o radiologista informa as etapas e possíveis efeitos colaterais do contraste intravenoso.
Após orientações, deita-se na maca, que deslizada até a posição ideal. Deve-se permanecer imóvel por alguns instantes.

As imagens são então coletadas e direcionadas pelo radiologista. O procedimento é rápido e indolor. Depois de obtidas as imagens, o paciente está liberado.

 

Para que serve o Exame Tomografia Computadorizada de Crânio ou Sela Túrcica ou Órbitas?

O exame de Tomografia Computadorizada de Crânio ou Sela Túrcica ou Órbitas é usado para identificar e avaliar, em detalhe, regiões do crânio. É possível identificar e avaliar tumores ou outras patologias.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Exames e Procedimentos relacionados