Hospital Glória D'Or
Clique ao lado para ativar

O que é Ecoendoscopia Alta com Punção por Agulha?

Ecoendoscopia é um exame que combina técnicas de ultrassonografia e endoscopia, permitindo melhor visualização do sistema digestivo. Seu grande benefício é a resolução superior de imagens e a avaliação de estruturas adjacentes, como vesícula biliar e pâncreas, promovendo mais precisão na busca por tumores.

No caso da ecoendoscopia com punção por agulha, também é possível remover pequenas amostras de massas e tumores suspeitos.

Como é feita a Ecoendoscopia Alta com Punção por Agulha?

A ecoendoscopia é realizada por meio de um endoscópio, um tubo flexível com uma câmera acoplada na ponta, responsável por capturar imagens do interior do sistema digestivo. O equipamento possui também um ultrassom que fornece imagens do sistema digestivo e de estruturas próximas.

O procedimento da ecoendoscopia alta com punção por agulha é feito com o paciente sedado. Diante de alguma lesão suspeita, as amostras são coletadas a partir da punção.

Para que serve a Ecoendoscopia Alta com Punção por Agulha?

O exame serve para analisar o revestimento do estômago e as paredes do trato gastrointestinal, além de examinar órgãos localizados em suas proximidades, como o pâncreas. Também é utilizado para identificar o local e a extensão de tumores, bem como remover amostras de neoplasias detectadas em outros exames. Nesse caso, encaminha-se o material para o anatomopatológico, que identifica a origem das células e o seu possível caráter cancerígeno.

Por se tratar de um procedimento fundamental no diagnóstico de lesões peridigestivas e digestivas, pode ser indicado para condições como:

  • tumores endócrinos;
  • tumores submucosos do tubo digestivo;
  • tuberculose;
  • cistos no pâncreas;
  • linfomas;
  • metástases de carcinoma;
  • massas pancreáticas sólidas.

Além disso, a ecoendoscopia alta com punção por agulha pode ajudar a avaliar determinadas doenças, como a pancreatite e os cálculos.

Preparativos para o exame

Para realizar a ecoendoscopia alta com punção por agulha, o paciente deve fazer jejum de água e comida (por tempo determinado pelo médico) e evitar bebidas alcoólicas por 24h antes do exame. Já na véspera, é preciso optar por alimentos mais leves e refeições em pequenas porções. Além disso, não pode ter sido submetido ao uso de contraste por via oral nos 5 dias que antecedem o procedimento. Muitas vezes, é necessário suspender certos medicamentos, mediante orientação do médico.

Diante de qualquer dúvida, entre em contato com o seu médico ou com a Central de Atendimento da unidade que realizará o exame. É imprescindível seguir as instruções à risca.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3262-2000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3262-2000.

Sobre a Rede D'Or

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!