Home / - Exames e Procedimentos /
- Medicina Nuclear /
- Cintilografia Tireoide E/ou Captação (iodo – 131)
Cintilografia Tireoide E/ou Captação (iodo – 131)
O que é Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-131) Teste de Supressão?
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos que são injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível captar imagens e ajudar no diagnóstico mais correto e preciso.
Na Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 131) Teste de Supressão, utilizamos uma variante do elemento químico Iodo – o Iodo 131 – e, além da captação das imagens da tireoide, em etapa anterior, é administrado outro medicamento, um hormônio similar ao produzido pela tireoide, que permite realizar o teste de supressão.
Assim, o exame ajuda na busca por tumores da tireoide e investiga causas e condições diversas, como hipertireoidismo.
A diferença entre Iodo 123 e Iodo 131 é o tempo que cada elemento permanece no corpo, bem como a qualidade das imagens durante a captação.
Como é feito o exame Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-131) Teste de Supressão?
Para a realização da Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 131) Teste de Supressão, o paciente toma uma semana antes do exame uma dose de hormônio da tireoide, T3 que permite avaliar o seu funcionamento autônomo ou não.
No dia do exame, o paciente ingere o medicamento a base de Iodo com um canudo.
Cerca de duas horas após a ingestão, é encaminhado a uma máquina similar à de Raios X, que capta imagens da tireoide, e, dependendo dos pontos onde o medicamento se concentrou, é necessário retornar à clínica, no dia seguinte, para captar novas imagens da tireoide, em busca do diagnóstico preciso e correto.
Como o Iodo 131 dura um pouco mais no organismo, é possível voltar outras vezes, além do dia seguinte, para a Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 131) Teste de Supressão.
Para que serve o Exame Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-131) Teste de Supressão?
A cintilografia de tireoide e/ou captação (Iodo 131) teste de supressão estuda a tireoide em profundidade, através das imagens obtidas com contraste do Iodo e pelas células que compõem a tireoide, além de verificar se a tireóide funcionando de maneira autônoma.
Portanto, é possível estudar se há formação de tumores na tireoide e também as causas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, como a Doença de Graves, por exemplo. Inflamações, como a tireoidite, e nódulos na tireoide também podem ser visualizados.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3262-2000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3262-2000.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!