Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral)

Este exame avalia as órbitas ou globos oculares, osso onde os olhos estão “alojados”, e a musculatura dos olhos, permitindo o estudo de estruturas como nervo óptico e glândulas lacrimais.

Sinônimos

  • Ressonância Magnética Cavidade Orbitária
  • Ressonância Magnética Glândula Lacrimal
  • Ressonância Magnética Globo Ocular/Câmara Vitrea
  • Ressonância Magnética Nervo Óptico
  • Ressonância Magnética Órbita
  • Ressonância Magnética Órbita/Olhos
  • Ressonância Magnética Órbitas
  • RM Cavidade Orbitária
  • RM Glândula Lacrimal
  • RM Globo Ocular/Câmara Vitrea
  • RM Nervo Óptico
  • RM Órbita
  • RM Órbita/Olhos

O que é Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral)?

A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, sendo,  portanto, menos invasiva.

Com a Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral), o exame avalia as órbitas ou globos oculares, osso onde os olhos estão “alojados”, e a musculatura dos olhos, permitindo o estudo de estruturas como nervo óptico e glândulas lacrimais.

Também conhecido por: Ressonância Magnética cavidade orbitária, Ressonância Magnética glândula lacrimal, Ressonância Magnética globo ocular/câmara vítrea, Ressonância Magnética órbita, Ressonância Magnética orbita/olhos, Ressonância Magnética órbitas, RM cavidade orbitaria, RM globo ocular/câmara vítrea, RM nervo ótico, RM órbita, Ressonância Magnética nervo ótico, RM glândula lacrimal, RM órbita/olhos.

 

Como é feito o exame Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral)?

O exame de Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral) é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, entra e sai do tubo, sendo possível visualizar diferentes estruturas. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame.  O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.

A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso deve-se remover objetos metálicos antes do exame.

Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.

 

Para que serve o Exame Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral)?

Com o exame de Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral), avaliamos em profundidade os globos oculares, seus músculos, ossos e nervos. 

É possível confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas como hifemas, acúmulo de sangue na câmara dos olhos, a exoftalmia, os olhos saltados para fora da órbita, estrabismo, ptose palpebral (pálpebra caída) e nistagmo, movimento involuntário dos olhos.

Também é possível identificar e avaliar tumores, bem como estudar doenças inflamatórias e trauma nos globos oculares.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3215-0000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3215-0000.

Exames e Procedimentos relacionados