Com este exame, é possível fazer diagnósticos como fratura de qualquer osso que componha a órbita, avaliar alterações como inflamações, massas, danos aos vasos sanguíneos e também, tumores.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem que permite visualizar as estruturas anatômicas por diversos ângulos, fornecendo, assim, imagens de boa qualidade e sem sobreposições.
As imagens são formadas em escalas de cinza, e a coloração depende da densidade do tecido exposto aos raios-x.
As órbitas, foco desse tipo de tomografia computadorizada, são compostas por um conjunto de ossos e nelas estão inseridos os globos oculares, além dos nervos, dos vasos sanguíneos e dos músculos da região.
O exame de tomografia computadorizada de órbitas é realizado no aparelho de tomografia computadorizada.
O paciente é colocado em uma maca, em decúbito dorsal (de “barriga para cima”); pode ser usada uma faixa em torno de sua cabeça para evitar movimentações. É importante também que ele mantenha os olhos parados durante o exame, para evitar interferências nas imagens.
A maca irá deslizar em direção ao tubo enquanto as imagens são formadas.
Pode ser necessário o uso de contraste (substância injetada na veia e que facilita a avaliação de vasos sanguíneos).
Por meio da tomografia computadorizada de órbitas, é possível fazer diagnósticos como fraturas de qualquer osso que componha a órbita, avaliar alterações como inflamações, massas, danos aos vasos sanguíneos e, também, tumores.
A solicitação desse procedimento será guiada pela história do paciente, por sintomas apresentados e alterações durante o exame físico, podendo ser muitos os diagnósticos.
Por ser um exame que auxilia o médico no diagnóstico de diversas patologias, a tomografia computadorizada de órbitas pode ser indicada para:
O exame pode ser requisitado na presença de alguns sinais e sintomas, tais como:
É preciso ficar em jejum por pelo menos quatro horas anteriores ao exame em caso do uso de contraste. Por sua vez, medicamentos que contenham metformina podem ser suspensos com o consentimento do médico nas 48 horas que antecedem o procedimento. Também se faz necessário ficar outras 48 horas sem a medicação após a tomografia computadorizada de órbitas.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O exame dura cerca de 20 minutos. Para o dia agendado, é preciso chegar 30 minutos antes do horário programado. Além disso, acessórios metálicos (como joias) não devem ser utilizados, e próteses devem ser removidas, se necessário para a realização do procedimento.
O exame de tomografia computadorizada geral é contraindicado para gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, bem como pessoas com histórico de alergia ao contraste iodado. Poderá ser realizada dessensibilização, reagendamento ou o exame sem a necessidade do contraste. Traga um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do procedimento com contraste.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.