Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Uma cirurgia é um tipo de procedimento médico realizado por meio da intervenção manual ou com equipamento do médico no paciente, em uma determinada área do corpo humano.No caso da cirurgia de cabeça e pescoço, esse procedimento é feito nessas regiões do corpo humano, com enfoque em áreas como a tireoide, as glândulas salivares, a faringe, a paratireoide, o couro cabeludo e a laringe.

O que é cirurgia de cabeça e pescoço?

Uma cirurgia é um tipo de procedimento médico realizado por meio da intervenção manual ou com equipamento do médico no paciente, em uma determinada área do corpo humano.

No caso da cirurgia de cabeça e pescoço, esse procedimento é feito nessas regiões do corpo humano, com enfoque em áreas como a tireoide, as glândulas salivares, a faringe, a paratireoide, o couro cabeludo e a laringe.

A cirurgia de cabeça e pescoço costuma tratar de tumores benignos ou malignos que podem surgir nessas regiões do corpo humano.

No caso da cirurgia de cabeça, ela pode ser feita para tratar, por exemplo, os tumores que surgem no couro cabeludo. No entanto, essa especialidade médica não trata de condições que afligem o cérebro e o sistema nervoso, uma vez que essas regiões são de responsabilidade da Neurologia.

Quais os tipos de cirurgia de cabeça e pescoço?

Existem diversos tipos de cirurgia de cabeça e pescoço, sendo que alguns procedimentos cirúrgicos não são feitos com o objetivo de tratar uma doença ou condição médica, mas sim de realizar exames e avaliações complementares, como as biópsias de lesões da laringe e faringe, que ajudam a diagnosticar condições como o câncer de laringe.

Outras cirurgias dessa especialidade médica incluem as tireoidectomias, que consistem na remoção total ou parcial da glândula tireoide, as traqueostomias, que, em resumo, são um pequeno acesso alternativo feito na faringe para auxiliar na respiração de pacientes acamados ou com problemas para respirar pelas vias normais, além das cirurgias que tratam de tumores nas glândulas salivares, boca e laringe.

Para realizar um tratamento efetivo das doenças e condições que afetam o paciente, os médicos dessa especialidade podem trabalhar em conjunto com outros médicos, como cirurgiões plásticos, neurologistas, especialistas em cirurgia bucomaxilofacial, oftalmologistas e até mesmo otorrinolaringologistas.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais e centros cirúrgicos espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil cirurgias diversas.

A Rede D’Or São Luiz também é referência no tratamento do câncer por meio da Oncologia D’Or, com mais de 40 clínicas especializadas na Oncologia, localizadas nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Maranhão, Ceará e Bahia.