Cirurgia Ginecológica

Cirurgia Ginecológica

Realizada quando há diagnóstico com indicação cirúrgica para doenças do sistema reprodutor feminino, a Cirurgia Ginecológica trata através de diferentes procedimentos as mais relevantes patologias.

O que é cirurgia ginecológica?

Uma cirurgia consiste em um tipo de tratamento médico que necessita de intervenção, manual ou instrumental, do médico no paciente. Quando essa cirurgia envolve os órgãos do sistema reprodutor feminino, como o útero e os ovários, dizemos que ela é uma cirurgia ginecológica.

Existem diferentes tipos de cirurgia ginecológica, sendo que alguns procedimentos podem ser feitos por meio de equipamentos como o laparoscópio e o robô DaVinci, e da cirurgia robótica, que representam verdadeiros avanços da Medicina. Quando os aparelhos podem ser utilizados em um tratamento, eles ajudam a diminuir o tempo de recuperação do paciente, as dores e as chances de haver sangramentos e infecções. Além disso, as cirurgias feitas por esses equipamentos costumam ser menos invasivas.

Uma cirurgia ginecológica pode ser indicada para tratar problemas como a endometriose e a adenomiose, que é a presença de glândulas e endométrio (a camada externa do útero) dentro do miométrio, que é o músculo que forma o órgão. A retirada de miomas, conhecida como miomectomia, de tumores e até mesmo do próprio útero, a chamada histerectomia, também é feita por meio cirúrgico.

Outros procedimentos da cirurgia ginecológica incluem a salpingectomia, que é a retirada das trompas, a ooforectomia, que é a retirada dos ovários, a traquelectomia, que é a remoção de parte do colo do útero e a linfadenectomia pélvica, que é a retirada de tecido gorduroso e de certos linfonodos localizados na pelve.

A laqueadura de trompas é outro tipo de cirurgia ginecológica, que consiste no corte ou na amarração das tubas uterinas, impedindo que o óvulo e o espermatozóide se encontrem. Esse é considerado um método contraceptivo, geralmente feito em mulheres que já têm filhos e que não desejam mais engravidar.

A perineoplastia é outra cirurgia ginecológica, feita para tratar a frouxidão vaginal e dos músculos pélvicos severa, que não pode ser tratadas por meio de exercícios da fisioterapia.

Para descobrir se há a necessidade da realização de um procedimento cirúrgico, o tipo de cirurgia que será performada e se há possibilidade de fazer os procedimentos utilizando métodos robóticos, é preciso realizar consultas médicas, exames e o acompanhamento com uma equipe profissional qualificada, como a que compõe a Rede D’or São Luiz.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil cirurgias em seus hospitais, que estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.

Nos últimos três anos, foram feitos mais de 4 mil procedimentos por meio da cirurgia robótica, sendo que existem 10 robôs na Rede D’Or São Luiz, espalhados pelos hospitais CopaStar, Copa D’Or, Quinta D’Or, Barra D’Or, São Luiz Itim, São Luiz Morumbi, Hospital Brasil, Santa Luzia e Esperança.