Angiotomografia Arterial de Abdome Total

Este exame avalia o sistema circulatório do abdome, como a porção inferior da aorta, a artéria hepática e as artérias gástricas.

O que é Angiotomografia Arterial de Abdome Total?

A angiotomografia é um exame que combina técnicas da tomografia computadorizada e angiografia, permitindo estudo aprofundado de veias e artérias. O procedimento é não invasivo e ajuda no diagnóstico de diversas doenças que afetam o sistema circulatório.

No caso da Angiotomografia Arterial de Abdome Total, o exame avalia o sistema circulatório do abdome, como a porção inferior da aorta, a artéria hepática e as artérias gástricas.

 

Como é feito o exame Angiotomografia Arterial de Abdome Total?

Para a Angiotomografia Arterial de Abdome Total, o paciente recebe injeção de contraste endovenoso, que permite melhor visualização de artérias e veias. Depois, é encaminhado para o aparelho de tomografia computadorizada.

O aparelho de tomografia computadorizada é composto por maca e tubo. O paciente deita na maca, que o leva para o interior do tubo. O tubo realiza movimentos circulares captando as imagens.

 

Para que serve o Exame Angiotomografia Arterial de Abdome Total?

Com a Angiotomografia Arterial de Abdome Total estudamos alterações do sistema circulatório do abdome. 

Podemos observar sangramentos internos, malformações em artérias, além de estenoses (estreitamentos) ou oclusões (entupimentos).

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados