Aneurisma

O que é Aneurisma?

Aneurisma é o nome da doença que acomete pessoas que tiveram alterações em algum vaso sanguíneo, seja veia ou artéria, do corpo. O problema se dá pelo enfraquecimento de alguma parte dessas estruturas, causando uma dilatação e formando uma bolsa, que cresce aos poucos com o tempo. 

As causas do Aneurisma variam da genética ao tabagismo, alcoolismo e hábitos de vida que não são saudáveis, Quem passou por algum trauma ou doença vascular também está propenso a ter a doença. 

Entre os tipos mais comuns de Aneurisma temos:

  • Aneurisma Cerebral; 
  • Aneurisma da Aorta Abdominal (problema na parte da aorta que passa por todo o abdômen); 
  • Aneurisma de Aorta Torácica (alteração na parte da aorta que atravessa o tórax). 

 

Quais são os sintomas do Aneurisma?

Os Aneurismas podem ser silenciosos e muitas vezes podem não causar nenhum sintoma, dependendo da região. O problema do Aneurisma está quando ele é rompido, graças ao fluxo de sangue que passa pelos vasos sanguíneos. 

Quando essa estrutura é rompida, os sintomas do Aneurisma passam a existir e ficar mais intensos dependendo do tamanho e extensão. Os sintomas também variam de acordo com o tipo da doença. Os mais comuns são:

  • Náusea; 
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça. 

 

Qual é o tratamento para Aneurisma?

O tratamento para Aneurisma varia de acordo com o tipo e estágio da doença. Em estágio inicial, o Aneurisma tem cura e o tratamento pode ser simples. 

Quem vai determinar a melhor opção de tratamento é o paciente junto ao médico, de acordo com o resultado de exames preliminares e físico. 

As formas mais comuns de tratamento são:

  • Procedimentos médicos como stent (inserir um tubo para dar suporte à estrutura), clipagem (clipe cirurgico para dar suporte a estrutura), embolização (fios para suporte às estrutura), entre outros;
  • Medicamentos, como anticoagulantes;
  • Cirurgias, como bypass vascular (usado para desviar o caminho da artéria que está fraca);

Em alguns casos somente a observação atenta do médico e paciente são suficientes para controlar a doença. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.