A lactose é um tipo de açúcar presente em leite e derivados, como queijos e outros materiais, como leite condensado e creme de leite.
A lactose é um tipo de açúcar presente em leite e derivados, como queijos e outros materiais, como leite condensado e creme de leite.
Quando uma pessoa se torna incapaz de digerir esse açúcar, apresentando uma série de sintomas que vão desde dor de estômago a até mesmo diarreia, o indivíduo é diagnosticado com intolerância à lactose ou hipolactasia, nome técnico da condição médica.
No indivíduo com intolerância à lactose, o organismo é incapaz de produzir uma enzima chamada lactase, que é a responsável por digerir e decompor a lactose. Assim, o alimento ingerido chega ao intestino grosso sem ser digerido e acaba causando uma série de incômodos e dores no indivíduo.
A intolerância à lactose é relativamente comum entre brasileiros e acredita-se que entre 70% da população tenha pelo menos algum grau de intolerância à lactose, de leve a moderada e grave.
Existem três tipos de intolerância à lactose:
A intolerância congênita, que é quando o bebê já nasce incapaz de digerir a lactose.
A intolerância primária, onde aos poucos, o paciente vai perdendo a capacidade de digerir a lactose, podendo surgir a partir da adolescência até o final da vida adulta e a intolerância secundária, que afeta pacientes que já possuem algum distúrbio gastro-intestinal, como a doença de Crohn ou a doença celíaca, por exemplo.
O diagnóstico da intolerância à lactose pode ser feito por meio de testes médicos como o teste de intolerância à lactose, onde o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e depois de uma janela de tempo determinada realiza um exame de sangue, que vai checar os níveis de açúcar no sangue.
Se o paciente tiver com os níveis inalterados, ele possui a intolerância à lactose.
Entre os sintomas de intolerância à lactose, podemos destacar:
No geral, esses sintomas se apresentam em uma janela de tempo que vai de minutos a até mesmo 3 horas após ingerir alimentos com leite e seus derivados.
Para pacientes bebês e crianças, a intolerância à lactose pode causar também perda de peso e atrasos no desenvolvimento.
No caso da intolerância à lactose, o recomendado é suspender temporariamente o consumo de leite e seus derivados, para evitar os sintomas causados pela condição médica.
Dependendo do grau de intolerância à lactose, o paciente pode ter que fazer o uso de suplementos com lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose. Em alguns casos, também pode ser recomendada alterações e substituições na dieta dos pacientes.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.