O pâncreas é um órgão que faz parte do sistema digestivo e que é responsável pela produção de uma série de substâncias que auxiliam no funcionamento do corpo. Dentre elas, podemos destacar o suco gástrico, responsável por ajudar na digestão, além de hormônios como insulina e somatostatina. Quando o pâncreas está inflamado por algum motivo, o paciente é diagnosticado com pancreatite.
O pâncreas é um órgão que faz parte do sistema digestivo e que é responsável pela produção de uma série de substâncias que auxiliam no funcionamento do corpo. Dentre elas, podemos destacar o suco gástrico, responsável por ajudar na digestão, além de hormônios como insulina e somatostatina.
Quando o pâncreas está inflamado por algum motivo, o paciente é diagnosticado com pancreatite.
Existem dois tipos de pancreatite:
– Pancreatite aguda: Na pancreatite aguda, o paciente apresenta um aumento no tamanho do pâncreas, causado pela inflamação, além de sentir uma dor intensa e súbita. Se não for tratada, ela pode levar o paciente a óbito.
– Pancreatite crônica: A pancreatite crônica acontece quando um paciente apresenta, de tempos em tempos, crises de pancreatite aguda. Essa condição precisa de acompanhamento médico constante, porque o paciente pode ir perdendo as funções do pâncreas de forma progressiva, por causa dos danos das constantes crises de pancreatite.
Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:
Várias coisas são apontadas como sendo causas da pancreatite, sendo que, quase sempre, essa é uma condição ligada ao estilo de vida do paciente.
Indivíduos que abusam do álcool e de alimentos gordurosos (o salmão, por exemplo, apesar de saudável, é um alimento com uma grande taxa de gordura e seu consumo exagerado pode causar pancreatite) podem acabar tendo uma crise de pancreatite aguda induzida pelo esforço do órgão em produzir enzimas para processar tanto o álcool quanto as gorduras inseridas no corpo.
Possuir cálculos biliares que se movimentam e vão parar no pâncreas é apontada como outra das possíveis causas da pancreatite. Alguns medicamentos, se tomados em excesso, também podem irritar o pâncreas, causando a sua inflamação.
O vírus da caxumba, além de desencadear a doença, também pode acabar induzindo a pancreatite.
Certos medicamentos podem piorar a pancreatite, por isso, o acompanhamento médico dessa condição é feito no hospital, com o paciente internado.
O indivíduo terá sua dieta limitada a alimentos que não podem irritar o pâncreas, além de receber fluídos que vão ajudá-lo a se manter hidratado.
Para pacientes com pancreatite crônica, poderá ser feita a reposição oral das enzimas de digestão que podem não ser produzidas pelo pâncreas nos casos mais avançados.
A Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano. Ao todo, a Rede D’Or conta com mais de 5 mil leitos disponíveis para internações em casos que necessitam de um acompanhamento médico mais amplo.
Os hospitais, consultórios e ambulatórios da Rede D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe.
Assista ao seminário realizado pelo Centro de Estudos Caxias D’Or, sobre “Abordagem Multidisciplinar na Pancreatite Grave”, realizado em 29/10/2020.