Quando o indivíduo realiza um exame de ultrassonografia abdominal, é possível observar pequenos cálculos no interior da vesícula, podendo apresentar apenas uma pedra ou mesmo uma série de pequenos cálculos.
A vesícula é um órgão do sistema digestivo que é responsável pelo armazenamento de bile. Por vezes, ao invés de somente bile, também podem se formar pedras no interior desse órgão do paciente, resultando em sintomas diversos como dor abdominal, febre e até mesmo vômitos e náusea.
Quando esse indivíduo realiza um exame de ultrassonografia abdominal, é possível observar pequenos cálculos no interior da vesícula, podendo apresentar apenas uma pedra ou mesmo uma série de pequenos cálculos.
O exame de ultrassom é a principal forma de diagnóstico para pedras na vesícula.
As pedras na vesícula podem ser causadas por uma série de fatores, como níveis de colesterol LDL elevados e uma dieta rica em gorduras e carboidratos, por exemplo.
Entre os principais sintomas de pedra na vesícula, podemos destacar:
É importante ressaltar que, nos estágios iniciais, é possível possuir pedras na vesícula e não apresentar nenhum sintoma dessa condição.
O tratamento de pedras na vesícula costuma ser uma intervenção cirúrgica para a remoção das pedras ou para a remoção total da vesícula.
O procedimento costuma ser facilitado por uma câmera (videolaparoscopia) e com anestesia geral, facilitando o tratamento e a recuperação do paciente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.