O que é rosácea?

A rosácea é uma condição dermatológica caracterizada por uma inflamação crônica da pele do rosto. Esse é um quadro comum em pessoas brancas, na faixa etária dos 30 aos 50 anos de idade.

A condição acontece mais em mulheres, mas também pode afetar homens. Pessoas de pele negra também podem ter rosácea, mas essa é uma condição mais rara.

A rosácea, por vezes, é erroneamente identificada como acne rosácea, sendo que a doença não possui nenhuma ligação com a acne, que é um outro tipo de condição dermatológica.

Existem diversas causas para a rosácea, sendo que alterações hormonais, como as que acontecem na gravidez, podem desencadear a inflamação na pele. Exposição excessiva ao sol é um fator de risco para a rosácea e para outras condições que afetam a pele. 

 

Quais são as características da rosácea?

A principal característica da rosácea é a vermelhidão no rosto, também chamada de eritema facial. A rosácea se apresenta com maior força em regiões como o nariz e as bochechas, podendo se expandir também para pontos como o queixo e a testa.

Além da vermelhidão, a pele atingida por rosácea também pode ser mais seca e apresentar uma sensibilidade maior, com ardência e muita coceira. Alguns casos de rosácea podem contar ainda com o surgimento de pústulas e pequenas bolhas na face, além de vasinhos sanguíneos que se tornam aparentes. 

A rosácea também pode se manifestar por meio de um alargamento do nariz, já que alguns casos podem fazer com que a pele em torno do nariz se torne mais espessa.

Existem diferentes tipos de rosácea e todos estão relacionados à forma como a rosácea se apresenta na pele. Uma mesma pessoa pode ter diferentes tipos de rosácea.

 

Como é o tratamento da rosácea?

A rosácea não tem cura e o tratamento recomendando serve para controlar a doença, impedindo que a irritação da pele aumente ou que a aparência da pessoa seja muito prejudicada por conta da rosácea.

Os tratamentos da rosácea são recomendados de acordo com o tipo da doença que o indivíduo possui. Podem ser usados medicamentos e cremes tópicos, que aliviam a irritação da pele.

Mudanças de hábito e a inclusão de protetor solar na rotina diária do indivíduo também são recomendadas como forma de controlar a doença.

A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, que estão preparados para fornecer atendimento médico de excelência para os pacientes de todas as faixas etárias. Marque a sua consulta.