As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes no organismo de um indivíduo. Por meio dos dados obtidos nas análises clínicas, é possível indicar um tratamento ao paciente e entender como está sua saúde.
Os reticulócitos são hemácias que ainda não amadureceram e que ainda não atuam no transporte do oxigênio pelo corpo. Elas ainda precisam passar por alguns processos fisiológicos antes de se tornarem, oficialmente, uma hemácia.
O exame de reticulócitos mensura a quantidade dessas células circulando na corrente sanguínea.
Geralmente, essa avaliação dos reticulócitos é feita como componente do hemograma completo, um exame médico que avalia as diferentes células que fazem parte do sangue.
Os reticulócitos são células produzidas pela medula óssea, juntamente com outras células que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, o exame de reticulócitos serve para entender se a medula óssea está trabalhando da forma correta e se o paciente sofre de algum tipo de anemia.
Dependendo dos valores obtidos no exame de reticulócitos, o paciente pode apresentar diferentes condições. Quando os reticulócitos estão altos, por exemplo, pode ser indicativo de uma anemia hemolítica.
Quando os reticulócitos estão baixos no exame de reticulócitos, pode ser sinal de um outro tipo de anemia – a anemia por deficiência de ferro.
Podem ser necessários exames complementares para entender melhor o exame de reticulócitos.
O exame de reticulócitos é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.
Em geral, para a realização do exame de reticulócitos, pede-se que o paciente esteja em jejum por algumas horas. No entanto, o médico solicitante pode recomendar algum preparo especial, por isso é importante que essa e outras informações sejam confirmadas ao agendar o exame.
A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Não há preparos para este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.