Ortopedia

Ortopedia

É a especialidade que se encarrega dos cuidados com os ossos, músculos, articulações, ligamentos e outros componentes do sistema locomotor do organismo, sendo composta por um grupo de subespecialidades: mão, pé, coluna, ombro, joelho e quadril. Também é conhecida como Ortopedia e Traumatologia, ou Traumato-ortopedia, por tratar das lesões provocadas por traumas como, por exemplo, acidentes e outras ocorrências que provoquem a fratura óssea.

O que é ortopedia?

ortopedia ou traumato-ortopedia é a especialidade médica encarregada de tratar lesões, traumas e algumas deformidades que refletem no aparelho locomotor de um indivíduo, como tendões, ossos, ligamentos e articulações. Esta área também está relacionada à traumatologia, que trata contusões causadas por pancadas, como as fraturas ósseas.

A ortopedia e a traumatologia também têm grande importância na área esportiva, pois podem promover o tratamento de problemas adquiridos em decorrência da prática de exercícios físicos.
Por meio do auxílio de um profissional, é possível corrigir e evitar deformações no corpo com a prática de exercícios que podem ser feitos em aparelhos ortopédicos em clínicas de ortopedia. Estas aparelhagens são conhecidas como órteses.

Os especialistas desta área também são aptos a realizarem cirurgias corretivas e ajudarem a tratar pacientes com problemas reumáticos em conjunto com outros médicos. Vale lembrar que antes de começar um tratamento ortopédico é preciso passar por avaliação e realizar exames. Os mais solicitados pelos médicos são raio-X, ressonância magnética, tomografia e densitometria. Com eles, é possível visualizar detalhadamente a região que o médico precisa verificar.

A Rede D’Or São Luiz foi fundada em 1977 e conta com hospitais e clínicas espalhados pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
Entre as instituições que fazem parte da Rede, estão hospitais de ortopedia e clínicas de ortopedia capacitados para atender de forma especializada. Esse é o caso do Hospital IFOR, um instituto de ortopedia e traumatologia localizado em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O IFOR é uma das referências em ortopedia no Brasil.

Para que serve a ortopedia?

A ortopedia serve para tratar determinadas doenças relacionadas a algum tipo de trauma, como torções, fraturas e luxação, ou que também possam acontecer naturalmente, como câncer, deformidades ósseas e luxações congênitas. Em todos estes casos, o médico ortopedista é o profissional com mais expertise para realizar o tratamento que o paciente precisa. Este especialista também pode atuar na área esportiva e com o acompanhamento profissional de atletas.

Os problemas mais comuns tratados por esta especialidade são doenças da coluna, artrose, bursite, hérnia, gota, tendinites, artrites e edemas.

Também é comum relacionar a traumatologia à ortopedia, já que esta vertente da área tem como objetivo dedicar-se ao tratamento de pacientes com contusão, fraturas ou algum tipo de deformidade.
Portanto, em caso de quedas, pancadas, lesões, quebras de ossos e dores pelo corpo, procure um ortopedista para melhor orientar.

Os principais exames que podem ser solicitados por um profissional desta área são: raio-X; ultrassonografia das articulações, também conhecida por Ecografia das articulações e que serve para diagnosticar alterações das estruturas articulares e dos músculos relacionados com a articulação; tomografia computadorizada, diagnóstico que utiliza imagens detalhadas reconstruídas por meio de um computador; ressonância magnética e densitometria óssea, que tem como objetivo analisar a estrutura dos ossos e detectar osteoporose.