Cirurgia

Cirurgia Vascular

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, através de procedimentos cirúrgicos.

MARCAR CONSULTAENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é Cirurgia Vascular?

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, e é muito conhecida pelo tratamento de varizes, vasinhos e microvarizes. Alguns dos procedimentos são realizados no próprio consultório, como a “retirada” dos vasinhos pela escleroterapia, mas há procedimentos de maior complexidade que levam a realização no centro cirúrgico.

O cuidado da especialidade atende pontos da estética, mas tem forte destaque na saúde dos pacientes. Nos Hospitais da Rede D’Or São Luiz a dinâmica acontece de forma integrada, devido o alinhamento das equipes em protocolos de qualidade com critérios de excelência no atendimento ao paciente. A equipe de Cirurgia Vascular conta com parque tecnológico para realização de exames de apoio ao diagnóstico, como tomografia, hemodinâmica e ultrassonografia com doopler. São reconhecidos pela realização de cirurgias de varizes, de forma minimamente invasiva, amparados por equipamentos de última tecnologia.

A qualidade tecnológica para exames de diagnóstico e procedimentos cirúrgicos gera ainda mais benefícios ao paciente do que a resolução do que caso. Com incisões (cortes) cada vez menores, há menos risco de infecções e sangramentos, o que leva a redução do tempo de internação, e menos chances de internação em Unidade de Terapia Intensiva. Todos estes benefícios acontecem graças a expertise da Rede D’Or São Luiz na especialidade.

Qual a diferença entre angiologia e cirurgia vascular?

A angiologia é uma das especialidades diretamente interligada a cirurgia vascular. Porém, o angiologista atua no âmbito do consultório, com diagnóstico e tratamento das doenças que não necessitam de cirurgia.

Já o Cirurgião Vascular tem titulação para exercer a Cirurgia Endovascular e utilizar-se de técnicas minimamente invasivas para realizar os procedimentos cirúrgicos.

Principais áreas de atuação do Cirurgião Vascular:

O cirurgião vascular atua majoritariamente no tratamento das varizes, mas também tem participação em outras doenças, como: pé diabético; acidente vascular cerebral – por obstrução nas carótidas e miomas; trombofilias; úlceras venosas; aneurismas; gangrenas; e também atuam responsáveis pela implantação de cateteres, como o acesso vascular para a realização de quimioterapia; entre outras.

O que é cirurgia endovascular?

É uma subespecialidade da cirurgia vascular e é utilizada no tratamento das doenças circulatórias, realizando procedimentos por dentro dos vasos sanguíneos. Difere da cirurgia vascular basicamente porque ao invés do uso de bisturis, atua com fios, agulhas e cateteres – geralmente com anestesia local – para procedimentos que permitem as intervenções minimamente invasivas.

Entre os principais procedimentos da subespecilidade estão: angioplastias, correções de aneurismas, correções de hemangiomas, tratamento de tromboses por meio de fibrinólise liberando o fluxo dos vasos, embolizações e tratamento de tumores benignos como mioma e hiperplasia prostática.

ESPECIALIDADE RELACIONADA: Cirurgia