
Cirurgia Robótica
Cirurgia Robótica é a técnica mais moderna em procedimentos minimamente invasivos. Conduzida por cirurgiões extremamente qualificados, é realizada com a assistência de um robô e vem se consolidando como padrão de tratamento em muitas especialidades médicas. Entre as que mais operam com esta tecnologia se destacam a urologia, ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia torácica e a cirurgia bariátrica.
O que é Cirurgia Robótica?
A cirurgia robótica é um procedimento realizado por uma equipe médica com o auxílio de um robô. Trata-se de uma das tecnologias mais avançadas na medicina para tratamentos, que necessita de profissionais altamente capacitados.
A prática médica da cirurgia robótica começou em 1999, com o lançamento do robô Da Vinci, que auxiliava as operações. A técnica chegou ao Brasil em 2008. Já a regulamentação no país ocorreu em 2022 pelo Conselho Federal de Medicina, por meio da resolução n.º 2.311/2022.
Sobretudo por causa dos recursos inovadores, da previsibilidade e da alta precisão, a cirurgia robótica é significativamente benéfica. Para pacientes, a técnica oferece vantagens como menor tempo de internação, cicatrizes mais discretas, redução das chances de complicações pós-operatórias, recuperação mais rápida e menos dor.
Como é realizada a Cirurgia Robótica?
Um dos principais robôs utilizados em cirurgias é o Da Vinci. Ele é controlado por um médico, que realiza os procedimentos com o auxílio de uma câmera 3D, instalada em um dos braços mecânicos.
A câmera 3D permite que o médico visualize a área da cirurgia com maior definição e profundidade, facilitando as ações controladas pelo médico por meio de um console estilo “joystick”, similar ao de um videogame.
Diferente de uma laparoscopia ou toracoscopia, também feitas com o auxílio de uma câmera, o robô utilizado em cirurgias permite que o médico movimente os equipamentos por meio dos braços mecânicos em até 360°. Assim, há uma liberdade de movimento superior ao punho humano.
Os braços mecânicos do robô proporcionam maior estabilidade à mão do médico, removendo até possíveis tremores que a mão humana pode ter.
Quais as vantagens da Cirurgia Robótica?
A cirurgia robótica possui muitas vantagens em comparação com a cirurgia tradicional. Por ser realizada com um robô, ela é mais precisa e bem menos invasiva.
Entre os seus benefícios também estão:
- facilidade de acesso a diversas estruturas do corpo;
- maior amplitude de movimento;
- maior visão da área a ser tratada;
- redução da perda de sangue e do tempo de cirurgia;
- menos desconforto no pós-operatório;
- risco de infecção reduzido;
- recuperação mais rápida.
Para que serve a Cirurgia Robótica?
A cirurgia robótica é indicada para tratar diversas doenças. Tratamentos como a prostatectomia (retirada total ou parcial da próstata) e a cistectomia (retirada total ou parcial da bexiga) podem ser realizados com o robô. Além destas, cirurgias para tratar tumores e cânceres podem se beneficiar da técnica.
Entre as especialidades médicas que mais fazem uso do robô cirurgião estão: urologia, ginecologia, gastroenterologia e cirurgia bariátrica.
As indicações da cirurgia robótica variam de acordo com cada caso. Somente o médico é capaz de orientar se a estratégia é a melhor alternativa para o paciente.
Quais áreas de atuação de Cirurgia Robótica a Rede D'Or oferece?
A Rede D’Or oferece:
- cirurgia robótica do aparelho digestivo;
- cirurgia robótica geral;
- cirurgia robótica ginecológica;
- cirurgia robótica urológica;
- cirurgia torácica.
Como o profissional pode se especializar?
Para um profissional estar apto a realizar as cirurgias robóticas, é preciso possuir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), além de passar por um rigoroso treinamento na área.
Onde encontrar a Cirurgia Robótica?
Na Rede D’Or você pode contar com a cirurgia robótica em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para descobrir as unidades que oferecem atendimento perto de você.