Medicina Esportiva

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é o ramo da Medicina responsável por cuidar de atletas e esportistas, sejam eles profissionais, com nível olímpico, ou aqueles que adoram fazer exercícios físicos e se manter em forma.

O que é Medicina Esportiva?

A Medicina Esportiva é o ramo da Medicina responsável por cuidar de atletas e esportistas, sejam eles profissionais, com nível olímpico, ou aqueles que adoram fazer exercícios físicos e se manter em forma.

Os médicos especializados em Medicina Esportiva possuem um treinamento profissional abrangente, que engloba diferentes especialidades como a ortopedia e traumatologia, a fisioterapia, a fisiatria, a nutrição e a cardiologia.

Por meio de testes como a baropodometria, que avalia a pressão na sola dos pés quando a pessoa está de pé, as avaliações posturais, a análise de marcha, os testes de flexibilidade, força e resistência muscular e até os exames cardiorespiratórios, os médicos da Medicina Esportiva conseguem fazer um acompanhamento completo do paciente.

Tudo isso para garantir que o corpo dos atletas funcione de forma correta e eficiente, permitindo um desempenho digno de medalhas e aplausos.

A Medicina Esportiva também tem dentro de suas funções realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de condições médicas que podem ser relacionadas ao esporte e aos exercícios físicos.

Alguns exemplos desses problemas são as Lesões por Esforço Repetitivo, como a tendinite e a bursite, que afetam atletas que usam muito os braços. Entorses e lesões que atingem os músculos, ossos e cartilagens do corpo também são comumente tratados por médicos especializados na Medicina Esportiva.

A parte de reabilitação, que visa a recuperação do paciente que já foi lesionado, também é uma das funções da Medicina Esportiva.

Quem possui um estilo de vida sedentário, sem fazer exercícios físicos, também pode se beneficiar de uma consulta médica com um profissional da Medicina Esportiva. Por meio de exames, avaliações e testes, esses médicos conseguem ajudar o paciente a encontrar um estilo de exercício que o agrade e permita ter uma melhor qualidade de vida, além de não trazer nenhum ônus para o corpo desse indivíduo em particular.

Pessoas que desejem ganhar massa muscular ou realizar algum tipo de controle do peso também podem realizar consultas médicas com a Medicina Esportiva, sendo que a Nutrição Esportiva também presta um papel importante nesse nicho da Medicina.

A Rede D’Or São Luiz possui centros médicos espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão e Bahia. São mais de 87 mil médicos disponíveis para fornecer tratamento de qualidade e com as técnicas mais modernas da Saúde.

Ao todo, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil cirurgias por ano, sendo que foram feitas mais de 4 mil cirurgias robóticas em 3 anos.