Proctologia

Proctologia

A proctologia, também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto.

O que é proctologia?

A proctologia, também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto. Os médicos proctologistas realizam o estudo das condições do paciente para chegar a um diagnóstico e receitar o tratamento que vai devolver qualidade de vida ao indivíduo.

Antes conhecida apenas como proctologia, a especialidade ganhou o nome de coloproctologia quando ficou responsável por tratar não apenas as enfermidades que acometiam o ânus e o reto, mas também o intestino grosso (Cólon).

A proctologia cuida de condições diversas como a Doença de Crohn, as hemorroidas, as fissuras anais, o prolapso retal, a constipação constante, a incontinência anal, os tumores benignos ou malignos, a diverticulite e a doença pilonidal.

A proctologia também trata dos diferentes tipos de câncer que podem assolar o intestino. Nesses casos, os médicos se aliam em uma junta médica, contando com a expertise dos médicos oncologistas para receitar o tratamento ideal para a recuperação total do paciente.

Para realizar o diagnóstico das condições, alguns exames da proctologia são a colonoscopia e a manometria anorretal. Eles são solicitados para haver o máximo de precisão na hora de fechar o que o paciente realmente tem.

Uma pessoa deve ir ao médico especializado em proctologia quando notar a presença de sangue nas fezes, tiver alterações prolongadas no ritmo e no funcionamento do intestino, apresentar dor anal ou notar a presença de caroços e nódulos não só na região, como na parte inferior do abdômen também.

Muitas vezes, o paciente que agenda uma consulta no médico proctologista vai por indicação de um médico de alguma outra especialidade, como a clínica médica.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais e instituições médicas diversas, incluindo clínicas de proctologia. As unidades médicas estão espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Maranhão.