Psiquiatria

Psiquiatria

A psiquiatria é o ramo da Medicina que visa estudar, diagnosticar e tratar os problemas de ordem mental, para que o paciente possa ter um bem-estar psíquico que o permita ter uma melhor qualidade de vida.

O que é psiquiatria?

A psiquiatria é o ramo da Medicina que visa estudar, diagnosticar e tratar os problemas de ordem mental, para que o paciente possa ter um bem-estar psíquico que o permita ter uma melhor qualidade de vida.

São os médicos da psiquiatria que tratam de condições como os transtornos de ansiedade, a depressão, a esquizofrenia, o transtorno bipolar, o déficit de atenção, a psicose, o autismo, as dependências químicas, as fobias diversas, os transtornos do pânico, os transtornos alimentares e a demência.

A psiquiatria costuma chegar a um diagnóstico médico por meio do diálogo, de exames e testes clínicos e neurológicos, como, por exemplo, os exames de imagem e a avaliação do histórico médico do paciente, que informam ao médico psiquiatra os tipos de desequilíbrio que um paciente possa ter, para que ele realize um tratamento efetivo e correto.

Normalmente, o médico psiquiatra trata das condições e enfermidades receitando de medicamentos a tratamentos diversos, mas também atividades ocupacionais, como a realização de exercícios físicos, de consultas médicas complementares com um psicólogo e da eletroconvulsoterapia, que são realizados, por exemplo, em uma clínica de psiquiatria.

Quando um paciente precisa do acompanhamento médico dessa especialidade e é uma criança ou adolescente, ele pode fazer o uso da psiquiatria infantil.

Na psiquiatria infantil, o médico utiliza técnicas lúdicas e conversas com os pais, além da interação com a criança, para realizar o acompanhamento de diversas condições, como o autismo, a hiperatividade e o déficit de atenção. Assim, a criança consegue seguir com seu desenvolvimento físico e mental da melhor forma possível.

Os médicos especializados na psiquiatria podem trabalhar em conjunto com os psicólogos, realizando um trabalho multidisciplinar que ajuda o paciente a encontrar seu ponto de equilíbrio com mais rapidez.

Normalmente, a primeira consulta com um médico da psiquiatria acontece com a indicação de um médico de alguma outra especialidade. No entanto, se uma pessoa apresenta sentimentos de angústia e tristeza, ansiedade constante e sem motivos aparentes, dificuldade para dormir, mudanças no humor frequentes, problemas de memória, falta de concentração e dificuldade para terminar tarefas cotidianas básicas, recomenda-se uma consulta com um médico psiquiatra para realizar uma avaliação inicial.
Uma pessoa que queira largar um vício, como o tabagismo, por exemplo, também pode contar com o apoio de um médico psiquiatra para superar esse problema e recuperar a sua saúde.

A Rede D’Or São Luiz existe desde 1977 e possui em seu portfólio inúmeros hospitais, clínicas e até institutos de psiquiatria. As unidades médicas são todas submetidas a avaliações de qualidade e recebem selos de validação nacionais e internacionais, como o que é fornecido pela ONA, a Organização Nacional de Acreditação. Esses selos são garantia de qualidade e excelência no atendimento médico-hospitalar.

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos cadastrados em sua rede de atendimento e, por ano, ela realiza quase 3,5 milhões de atendimentos emergenciais.