Transplante

Transplante

Transplantes são procedimentos cirúrgicos aptos a realizarem a reposição de um órgão, sólido ou não sólido (como a medula óssea).

Áreas de Atuação

O que é transplante?

Transplantes são procedimentos cirúrgicos aptos a realizarem a reposição de um órgão, sólido ou não sólido (como a medula óssea). Dependendo das especialidades, estes podem ocorrer através de um doador vivo ou morto. É uma técnica da medicina que requer credenciamento de órgãos reguladores e que só é possível ser realizada com a conscientização do ato solidário de doar.

Hospitais da Rede D’Or São Luiz são centros transplantadores, certificados pela Comissão Nacional de Transplantes, e contam com a equipe cirúrgica altamente qualificada e especializada para a realização dos procedimentos. Além disso, outros especialistas formam uma equipe multidisciplinar para orientações e cuidado durante todo o processo, sendo formada basicamente por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos.

Um serviço de apoio, mas de muita importância na especialidade, é Comissão Instrahospitalar de transplantes, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que são responsáveis pela abordagem às famílias de doadores e receptores neste momento tão delicado, esclarecendo os principais trâmites da doação de órgãos.

Para ser um doador é preciso que a família de um paciente cadáver, por morte encefálica, autorize todo o processo e/ou que um doador vivo, parente, seja compatível e doe o órgão saudável.