Este exame combina a mamografia e o raio-X à aplicação de contraste, que permite melhor visualização de determinadas estruturas da mama.
Ductografia é um exame de imagem que combina a mamografia e o raio-X à aplicação de contraste, que permite melhor visualização de determinadas estruturas da mama.
Com a ductografia (por mama), o raio-X e o contraste são realizados para observação completa e delimitada dos dutos mamário, podendo observar ambas as mamas ou apenas uma, dependendo da solicitação do médico.
Geralmente, a ductografia (por mama) é indicada para pacientes que apresentam problemas como a eliminação de líquidos pelo mamilo, sangue ou secreções, na chamada descarga papilar serossanguinolenta, além de alteração na homogeneidade do tecido mamário.
Para a ductografia (por mama), o paciente recebe injeção de contraste iodado nas mamas. Em seguida é encaminhado para o equipamento de mamografia.
Nesse exame, o paciente encaixa a mama entre duas placas, imobilizando-a e aplicando pressão homogênea ao tecido. As imagens são capturadas pelo mamógrafo em diferentes ângulos.
Os dutos mamários podem apresentar pequenos nódulos e tumores que se alojam em seu interior, devido à produção de leite materno ou mesmo a outras patologias.
Geralmente, a ductografia (por mama) é um exame que nos permite entender a presença de nódulos ou tumores em seu interior, além de observar a localização exata destes tumores e permite continuidade de tratamento.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2777-1100 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2777-1100.