Com este exame estudamos as glândulas salivares observando a presença de tumores e cálculos, obstruções e estreitamentos que acometem os ductos, impedindo a produção normal de saliva.
O raio-X, também chamado de radiografia, é um exame de imagem amplamente utilizado na medicina. O procedimento funciona por meio da emissão de raios que penetram em alguns tecidos do corpo humano, de modo a formar áreas escuras na imagem. No caso de outras estruturas, como os ossos, os raios não atravessam; por isso, aparecem na radiografia com a cor branca.
Uma das variações desse exame é o raio-X com contraste, no qual o paciente recebe uma dose de medicamento via oral ou injetável, que permite ao médico visualizar as estruturas corporais com mais detalhes.
No caso do raio-X de sialografia (por glândula), a técnica de radiografia é combinada à aplicação de contraste para estudar em detalhes as glândulas salivares.
O exame permite identificar e avaliar condições que afetam as glândulas salivares, como tumores, cálculos, obstruções e estreitamentos que acometem os ductos, impedindo a produção normal de saliva.
Após a inserção do cateter, o contraste é injetado no ducto salivar. Depois, o paciente se posiciona no aparelho de raio-X de acordo com a orientação do técnico. Quando tudo estiver pronto, o profissional vai para uma sala ao lado e inicia a captação das imagens. Neste momento, é preciso permanecer imóvel, mas pode ser necessário mover levemente a cabeça ou o corpo para capturar imagens em diferentes ângulos, de acordo com orientações.
Após captar as imagens e liberar o paciente, o radiologista analisa os registros para identificar possíveis anormalidades. Com base no laudo, é possível chegar a um diagnóstico e indicar o tratamento adequado, se necessário.
Os médicos especialistas que podem solicitar um raio-X de sialografia (por glândula) incluem clínicos gerais, otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e de pescoço.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência ao horário agendado.
Duração: o exame dura, em média, até 15 minutos por segmento avaliado.
Jejum: não é necessário jejum.
Contraindicações: o exame [NOME DO EXAME] é contraindicada em casos de sialoadenite suspeita ou confirmada, gestação suspeita ou confirmada e atraso menstrual.
Preparo: este exame utiliza contraste iodado administrado por cateterização dos orifícios ductais das glândulas salivares. Pacientes com histórico de alergia ao contraste iodado devem informar a equipe; o radiologista definirá conduta (dessensibilização, reagendamento ou exame sem contraste).
Exames anteriores: leve exames de imagem relacionados ao problema atual.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
Observações gerais: a unidade não dispõe de equipe para cuidar de crianças durante o exame. A não realização do preparo pode comprometer as imagens ou levar ao cancelamento do exame.
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.