Este é um exame que avalia a estrutura e o funcionamento da deglutição, permitindo visualizar a rinofaringe, o velofaríngeo, a hipofaringe e a faringe.
O raio-X de deglutograma é um exame de imagem que avalia a estrutura e o funcionamento da deglutição, permitindo visualizar a rinofaringe, o velofaríngeo, a hipofaringe e a faringe. Ele ajuda a diagnosticar problemas como refluxo gastroesofágico, dificuldades na deglutição, entre outros.
Ao fazer o raio-X de deglutograma, o paciente é levado à sala de raio-X, onde deve sentar-se confortavelmente. Ele irá, então, engolir pequenas quantidades de alimentos e líquidos misturados com bário.
O raio-X de deglutograma é feito com o paciente de lado, para que seja possível visualizar todas as fases da deglutição e a transição entre elas, e na posição anteroposterior, que mostra a formação e centralização do bolo alimentar, a mobilidade da língua e o escoamento do alimento pela parede posterior da faringe.
O exame deve ser acompanhado por um especialista em radiologia, que a qualquer momento pode alterar o protocolo básico.
O exame raio-X de deglutograma ajuda a determinar se alimentos e bebidas estão sendo aspirados. Também nos mostra partes da boca e/ou garganta com problemas de força para deslocar o alimento na direção correta.
É um exame indicado em casos nos quais o fonoaudiólogo tem dúvidas quanto a liberar ou não uma dieta via oral, já que é possível observar todo o percurso do alimento ofertado no exame.
Com o raio-X de deglutograma, também é possível avaliar a presença de escape nasal, fechamento velofaríngeo, o tempo da deglutição e a presença de aspiração pelas laringes.
Entre os especialistas que podem solicitar o exame raio-X de deglutograma estão o gastroenterologista, o otorrinolaringologista e o neurologista.
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: cerca de 1 hora.
JEJUM: 4 horas.
CONTRAINDICAÇÕES: não se recomenda a realização deste exame se houver confirmação ou suspeita de gravidez. Pacientes com suspeita de fístula abdominal, pélvica ou torácica não devem utilizar o meio de contraste baritado.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames anteriores de imagem relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES: o paciente deverá ingerir pequenas quantidades de alimentos e líquidos misturados com bário, para que o esôfago, o intestino e o estômago sejam claramente visíveis na imagem do raio-X. Roupas com metal e acessórios metalizados deverão ser retirados.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.