Com este exame é possível obter imagens anatômicas das vias excretoras dos rins, onde o especialista pode visualizar e identificar alterações.
O raio-X, também chamado de radiografia, é um exame de imagem amplamente utilizado na medicina. O procedimento funciona por meio da emissão de raios que penetram em alguns tecidos do corpo humano, de modo a formar áreas escuras na imagem. No caso de outras estruturas, como os ossos, os raios não atravessam; por isso, aparecem na radiografia com a cor branca.
O exame de raio-X de pielografia ascendente combina a técnica de radiografia com a aplicação de contraste para analisar com mais detalhes o sistema urinário.
O objetivo do raio-X de pielografia ascendente é visualizar as estruturas internas dos rins e dos ureteres, principalmente em casos de obstrução ou disfunção renal, para identificar alterações como tumores, estreitamentos e coágulos sanguíneos.
Para iniciar, o paciente se deita na mesa de raio-X, com as pernas apoiadas em estribos. Uma anestesia local ou sedação pode ser administrada para maior conforto. O procedimento começa com a inserção de um cateter fino através da uretra até a bexiga ou o ureter. Em seguida, aplica-se o contraste. As imagens radiográficas podem ser capturadas de diferentes ângulos.
Após a retirada do cateter e a obtenção de imagens satisfatórias, o laudo é produzido para guiar o diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
O raio-X de pielografia ascendente é geralmente solicitado por médicos urologistas e nefrologistas.
Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: O exame costuma durar de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade e do estado anatômico do paciente.
Jejum: é necessário ficar algumas horas de jejum antes do procedimento, o tempo exato deve ser confirmado com o médico.
Contraindicações: o procedimento não deve ser realizado em pacientes com infecção urinária, assim como em gestantes ou em pessoas com suspeita de gravidez.
Exames anteriores: se houver exames de imagem relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
Outras informações: os históricos de alergia devem ser informados ao médico. Pode ser necessário suspender temporariamente medicamentos anticoagulantes.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.