Este exame permite estudar de forma aprofundada os rins do paciente, em busca de diferentes alterações, como tumores, cálculos (pedras nos rins) e processos de calcificações, além de estudar também as vias urinárias do paciente, em busca de mudanças em sua morfologia ou mesmo de má-formações de nascença.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A urografia venosa com nefrotomografia é um exame que combina o raio-X e a aplicação de contraste para estudar de forma aprofundada os rins, os ureteres e a bexiga do paciente.
Para a realização da urografia venosa com nefrotomografia, o paciente recebe contraste conforme indicação médica, normalmente injetado na veia. A substância ajuda a destacar as estruturas a serem estudadas.
Em seguida, o paciente é encaminhado para a máquina de raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
Desse modo, o exame identifica como o contraste é filtrado pelos rins e como a urina se move pelos ureteres até a bexiga. Na avaliação, também são feitas imagens detalhadas em “fatias” dos rins, usando uma técnica especial. Essas imagens permitem que o médico visualize as estruturas internas do órgão de forma mais precisa.
A urografia venosa com nefrotomografia possibilita estudar de forma aprofundada o sistema urinário e seu funcionamento, em busca de alterações como tumores, inflamações, cálculos (pedras nos rins) e processos de calcificações, além de mudanças na morfologia do paciente, como malformações de nascença.
A urografia venosa com nefrotomografia tem algumas contraindicações que devem ser consideradas antes de realizar o exame. Pessoas grávidas, com alergia ao contraste, com insuficiência renal e doenças na tireoide, por exemplo, devem evitá-lo e conversar com o médico sobre possíveis alternativas.
O especialista a solicitar o exame depende do estado de saúde do paciente e de sua queixa. Mas, normalmente, a indicação vem de nefrologistas e urologistas.
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado
DURAÇÃO: previsão de 1 hora
JEJUM: o paciente deve estar em jejum absoluto de 4 a 8 horas antes, dependendo das orientações específicas do médico. Na véspera do exame, é recomendada uma dieta leve, evitando alimentos ricos em fibras e gorduras. O uso de laxantes pode ser indicado para promover a limpeza intestinal na véspera e no dia do exame.
CONTRAINDICAÇÕES: o exame não é recomendado para gestantes, pessoas com alergia ao contraste, insuficiência renal ou distúrbios na tireoide.
OUTRAS INFORMAÇÕES: pacientes que usam metformina ou fenformina devem suspender esses medicamentos 48 horas antes do exame, com orientação médica.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.