Acne

O que é acne?

A acne é descrita como um processo inflamatório da pele, que acontece quando algumas glândulas sebáceas ficam obstruídas com oleosidade e pele morta.  Quando essas células ficam obstruídas, não conseguem eliminar impurezas e acabam servindo como um foco para bactérias e ainda mais oleosidade, resultando em cravos e espinhas, que são característicos da acne, além de nódulos e pústulas.

Além do rosto, o corpo pode ter ainda outros pontos onde a acne se manifesta, como as costas e o peito.

A acne costuma ser mais comum na adolescência, já que os hormônios sexuais costumam fomentar uma maior produção de oleosidade na pele, o que acaba por aumentar o quadro inflamatório. 

Existem diferentes tipos de acne, sendo que algumas podem se apresentar de forma mais expressiva. Seu tratamento é necessário para evitar marcas permanentes na face.

 

Quais são os tipos de acne?

Existem diferentes tipos de acne, entre os quais podemos destacar:

– Acne do recém-nascido: Bebês que acabaram de nascer podem ter uma acne leve, causada tanto pelos hormônios que são passados pela mãe, por meio da placenta, quanto pelo estresse do parto. Costuma passar naturalmente, em poucos dias após o nascimento.
– Acne grau 1: formada por cravos e poros que têm aparência mais aberta.
– Acne grau 2: além dos cravos, o paciente também apresenta algumas espinhas, sendo que algumas possuem pus, – além da aparência avermelhada e inflamada.
– Acne grau 3: acontece quando o paciente também apresenta nódulos e cistos mais endurecidos debaixo da pele, além de espinhas e cravos.
– Acne grau 4: engloba, além dos sinais anteriores, nódulos e cistos que podem se tornar abcessos, deixando marcas permanentes e cicatrizes na pele do paciente.

 

Como é o tratamento da acne?

O tratamento da acne depende, diretamente, do tipo de acne que o indivíduo possui. Para encontrar a melhor forma de tratar o tipo de acne de forma individualizada, é preciso consultar um médico dermatologista.

No tratamento da acne podem ser utilizados sabonetes à base de extratos naturais ou com uma química específica para a pele acneica, além de cremes e ácidos tópicos. Nos casos mais severos, também podem ser utilizados alguns medicamentos de uso contínuo.

Pessoas com acne devem usar tipos específicos de protetor solar, a fim de evitar uma maior obstrução das glândulas sebáceas. Por fim, algumas mudanças na dieta também podem auxiliar no controle da acne. 

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, sendo que os profissionais são preparados para oferecer atendimento médico de excelência e sempre participam de congressos nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos.

As instalações médicas da Rede D’Or São Luiz estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Marque a sua consulta.