Amigdalite

O que é amigdalite?

A amigdalite é um processo inflamatório que atinge as amígdalas, localizadas no fundo da boca.  

As amígdalas fazem parte do sistema imunológico, ajudando na produção de anticorpos para combater infecções. No entanto, elas não são essenciais na defesa do organismo. Por isso, muitas pessoas com  amigdalite crônica (caracterizada por 7 ou mais crises de amigdalite em um único ano) acabam realizando procedimentos cirúrgicos simples, com o objetivo de remover as amígdalas.

A amigdalite aguda pode ser causada por bactérias e vírus, resultando na amigdalite bacteriana e na amigdalite viral, respectivamente.

 

Quais são os sintomas de amigdalite?

Entre os sintomas de amigdalite, podemos destacar:

– dor de garganta;
– dificuldade de engolir;
– placas vermelhas ou amareladas nas amígdalas, localizadas no fundo da boca;
– febre;
– mau hálito;
– nódulos ou ínguas no pescoço; e
– dor de cabeça.

 

Como é o tratamento da amigdalite?

Normalmente, a amigdalite é tratada com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Nos casos em que é possível determinar que é uma bactéria que está causando a doença, podem ser receitados antibióticos.

A amigdalite crônica costuma ser resolvida por meio de uma cirurgia, a amigdalectomia, que remove as amígdalas, sem prejuízo para a saúde do corpo da pessoa.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.