O que é creatinina?
Creatinina é um subproduto da degradação da creatina, envolvida na produção de energia muscular, sendo eliminada pelos rins através da urina.
Por esse motivo, o exame de creatinina é solicitado pelo médico para avaliar a saúde dos rins, permitindo entender se o órgão funciona bem e se está filtrando o sangue do jeito certo.
O exame tem como objetivo verificar se a creatinina está alta, normal ou baixa, podendo ser feito por meio de uma amostra de sangue ou de urina, e os resultados devem ser interpretados pelo médico.
Quando fazer o exame de creatinina?
O exame de creatinina é indicado para:
- Suspeita de problemas renais;
- Acompanhar doenças que afetam os rins;
- Monitorar a eficácia dos tratamentos de problemas renais.
Pessoas com maior risco, como nos casos de pressão alta, diabetes, infecção urinária, pedras nos rins e insuficiência cardíaca, devem realizar o exame de creatinina periodicamente. Veja como deve ser o preparo para o exame de creatinina.
Onde fazer o exame de creatinina?
O exame de creatinina pode ser realizado em diversas unidades da Rede D’Or espalhadas pelo Brasil.
Consulte a unidade mais próxima para verificar a disponibilidade e agendar o procedimento com orientação médica especializada.
Quais os valores de referência para creatinina?
Os valores de referência para creatinina no sangue são:
| Idade | Valor de referência de creatinina no sangue |
| Homens adultos | 0,70 a 1,3 mg/dL |
| Mulheres adultas | 0,60 a 1,2 mg/dL |
| Crianças de 1 a 18 anos | 0,40 a 0,90 mg/dL |
Os valores de referência da dosagem de creatinina podem variar de acordo com cada laboratório.
Além disso, fatores como composição muscular, idade, gênero e hábitos de vida também influenciam nos resultados.
Dessa maneira, somente um médico é capaz de indicar com precisão se o paciente está com creatinina alta.
Clearance de creatinina
O clearance de creatinina é um exame feito com amostra de urina 24 horas para avaliar a capacidade dos rins de filtrar a creatinina do sangue. Veja quando o exame de clearance de creatinina é indicado, preparo e valores de referência.
O resultado do clearance de creatinina deve ser avaliado pelo médico junto com a creatinina no sangue, para verificar a taxa de filtração dos glomérulos renais.
Como saber se a creatinina está alta ou baixa?
Para saber se a creatinina está alterada, deve-se fazer o exame de sangue e/ou urina solicitado pelo médico.
O resultado do exame deve ser avaliado pelo médico, junto com o estado geral de saúde, sintomas apresentados e outros exames que avaliam a função dos rins, para definir o diagnóstico e o tratamento adequado.
Se tenho creatinina alta no exame, que médico devo procurar?
Caso você tenha alterações no exame ou sintomas de creatinina alta, deve-se consultar o nefrologista ou o clínico geral, para diagnosticar a causa e tratar essa condição.
A equipe de médicos da Rede D’Or é capacitada para avaliar o resultado do exame de creatinina, diagnosticar a causa de alterações e orientar sobre o tratamento adequado.
O que causa creatinina alta?
As principais causas de creatinina alta são:
- Insuficiência renal ou infecção nos rins;
- Problemas no fluxo sanguíneo renal;
- Lesão renal;
- Doença renal crônica;
- Hipertensão renal;
- Hipertireoidismo;
- Desidratação;
- Diabetes descompensada;
- Pré-eclâmpsia;
- Excesso de atividade física.
Além disso, pedra nos rins ou alto consumo de proteínas na alimentação também podem causar creatinina alta.
Quais são os sintomas de creatinina alta?
Os principais sintomas de creatinina alta são:
- Inchaço nas pernas, pés ou braços;
- Cansaço excessivo ou fraqueza;
- Náuseas e vômitos;
- Confusão mental;
- Falta de ar;
- Pele seca;
- Desidratação.
Geralmente, os sintomas de creatinina alta surgem quando os valores no exame de sangue estão muito acima do considerado normal e estão relacionados a problemas renais.
Como é feito o tratamento da creatinina alta?
O tratamento da creatinina alta é feito pelo nefrologista e varia de acordo com sua causa, podendo incluir o uso de medicamentos e mudanças na dieta, como a redução do consumo de proteínas, potássio e sódio.
A orientação nutricional deve ser feita por um profissional especializado. Entenda como é feito o tratamento da creatinina alta.
O que causa creatinina baixa?
A creatinina baixa pode ser causada por gravidez, baixa massa muscular ou problemas no fígado, por exemplo.
Quais são os sintomas de creatinina baixa?
A creatinina baixa, geralmente, não causa sintomas significativos.
No entanto, o resultado do exame deve ser levado ao médico, que pode pedir outros exames para identificar a causa da creatinina baixa.
Como é feito o tratamento da creatinina baixa?
A creatinina baixa não requer tratamento específico, mas deve ser acompanhada pelo médico para controlar sua causa.
Quem deve fazer o exame de creatinina?
Se houver suspeita de problemas renais, o médico pode solicitar a dosagem de creatinina, mas esse procedimento também é fundamental para acompanhar doenças que afetam os rins, bem como monitorar a eficácia dos seus tratamentos.
Quem apresenta maior risco de desenvolver patologias renais, como pacientes com pressão alta, diabetes, infecção urinária, pedra nos rins e insuficiência cardíaca, deve realizar o exame de creatinina com periodicidade.
Como interpretar o exame de creatinina?
Os valores de referência da dosagem de creatinina podem variar de acordo com cada laboratório. Além disso, fatores como composição muscular, idade, gênero e hábitos de vida também influenciam nos resultados. Dessa maneira, somente um médico é capaz de indicar com precisão se o paciente está com creatinina alta.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a creatinina alta com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Marque uma consulta com o NEFROLOGISTA da Rede D’Or perto de você!
Se você identifica sintomas de creatinina alta, procure um especialista. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para manter sua saúde em dia.