A gripe é uma doença causada por um vírus do tipo Influenza, que faz com que o sistema respiratório fique infeccionado e cause uma série de sintomas no paciente.
Todo ano, esse vírus passa por transformações e mutações que fazem com que uma pessoa que teve a doença uma vez volte a apresentar os sintomas e os efeitos causados pela ação dele dentro do organismo.
A doença é transmitida pelo contato com as secreções, os espirros e a tosse de um paciente infectado. Como o vírus pode sobreviver em suspensão no ar, é importante que nos meses de inverno e outono, quando a gripe é mais comum,os ambientes estejam sempre arejados e com circulação de ar. Isso é válido para locais com muita circulação de pessoas, como o transporte público.
Os sintomas da gripe podem afetar cada pessoa com uma intensidade diferente. De modo geral, um indivíduo infectado pelo vírus Influenza acaba por sentir:
Caso os sintomas da gripe não sejam devidamente tratados, a doença pode evoluir para uma pneumonia.
Existem três tipos de vírus da gripe: A, B e C.
As gripes A e B são as mais comuns e responsáveis por surtos sazonais em todo o mundo. O vírus da A é subdividido em subtipos com base nas proteínas em sua superfície, incluindo H1N1, H3N2 e outros. O vírus do B é dividido em duas linhagens, conhecidas como Victoria e Yamagata.
O vírus da gripe C é menos comum e geralmente causa sintomas mais leves. Ele não é classificado em subtipos, mas pode causar doenças respiratórias em humanos.
A principal diferença entre gripe e resfriado está na intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente.
O paciente com resfriado apresenta febre leve, coriza e dores no corpo, mas não se sente compelido a procurar atendimento médico, enquanto a gripe causa muita dor no corpo e febre elevada, acima dos 38°C.
A gripe também ocorre com mais frequência quando as temperaturas estão mais geladas, enquanto o resfriado pode acometer o indivíduo durante todo o ano.
Para que o diagnóstico do paciente seja certeiro, podem ser realizados exames de sangue em busca do vírus Influenza, que ajudam a determinar o caminho de tratamento ideal.
De modo geral, a gripe costuma ser autocontida, com seus sintomas diminuindo e desaparecendo até 10 dias depois do surgimento da doença.
Não existem remédios para a gripe que eliminem o vírus, mas existem medicamentos que auxiliam no alívio dos sintomas, como o controle da temperatura corporal e a diminuição da dor de cabeça e das dores no corpo.
O paciente deve repousar e manter-se bem hidratado, como forma de auxiliar seu próprio organismo a combater a doença. Também pode ser recomendado o uso de complementos de vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Certos pacientes, como crianças e idosos, fazem parte do grupo de risco da gripe. Isso faz com que eles tenham uma facilidade maior em contrair o vírus Influenza. É por isso que esses indivíduos podem ter seus quadros gripais evoluídos para condições mais complicadas, como a bronquite e a pneumonia.
A vacina da gripe é uma forma de evitar que os pacientes desenvolvam totalmente essa doença. Ela deve ser tomada anualmente, pois esse é um vírus que evolui e se transforma com facilidade.
Consulte seu médico sobre as possibilidades da vacina da gripe e, sempre que for possível, tome-a para se proteger do desenvolvimento da doença.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gripe com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!