Também chamado de infarto agudo do miocárdio, o infarto é um ataque cardíaco em que o coração tem seu fluxo sanguíneo bloqueado de alguma forma (por uma placa de gordura ou um coágulo, por exemplo).
Também chamado de infarto agudo do miocárdio, o infarto é um ataque cardíaco em que o coração tem seu fluxo sanguíneo bloqueado de alguma forma (por uma placa de gordura ou um coágulo, por exemplo), fazendo com que ele não funcione por um determinado período de tempo, o que pode ocasionar em morte de parte do tecido do coração ou um dano irreversível a ele.
Geralmente o infarto é o resultado de uma série de processos que culmina em uma situação extrema, que é esse dano ao tecido do coração que pode comprometer para sempre a capacidade cardíaca de um indivíduo.
Eles podem acontecer em qualquer lugar, mesmo com a pessoa sentada em repouso e, nem sempre, os sinais são os mesmos para todo mundo. Por isso, ao menor sinal de infarto é preciso consultar um médico para checar os sintomas.
Existem diferentes tipos de infarto, sendo que o infarto fulminante é um dos principais, com potencial fatal.
O infarto dá alguns sinais que podem ser essenciais na hora de ajudar o paciente, encaminhando ele ao hospital mais próximo para que ele seja tratado o mais rapidamente possível ou iniciando a massagem cardíaca, caso ele apresente uma perda de consciência. É preciso avaliar os sinais sempre, para que um diagnóstico preciso seja feito.
Entre eles, podemos destacar:
Além desses sintomas, pacientes mulheres podem descrever uma dor no peito similar a agulhadas ou pequenas facadas, além de falta de ar sem nenhum outro sintoma.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.