Sudorese é o nome do termo médico utilizado para designar o suor.
O suor é um mecanismo de regulação da temperatura do corpo, feito para proteger os órgãos do superaquecimento. Sempre que a temperatura do ambiente se eleva muito e sempre que fazemos exercícios físicos, o corpo começa a liberar o suor pelas glândulas sudoríparas, para evitar esse aquecimento excessivo do corpo.
Apesar de ser normal nestes momentos, existem alguns casos em que a sudorese deve ser encarada como um sinal de que algo não vai bem no organismo da pessoa.
A sudorese excessiva, também chamada de sudorese profusa, que acontece em larga quantidade e em vários pontos do corpo pode ser, por exemplo, uma condição chamada de hiperidrose, uma transpiração excessiva que pode acontecer em todo o corpo ou em uma parte isolada, como a hiperidrose nas axilas ou a hiperidrose palmar.
A sudorese fria, por exemplo, é aquela que acontece quando o corpo se encontra em uma situação que pode apresentar algum risco para a pessoa. É comum a pessoa suar frio em casos de ansiedade, pressão arterial baixa, hipoglicemia e até mesmo hipóxia, que é a diminuição das taxas de oxigênio circulando no organismo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.