Hepatologia

Hepatologia

A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.

O que é hepatologia?

A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.

O significado de “hepatologia” é, literalmente, “estudo do fígado”, já que a palavra grega para o órgão é “hépatos”.

O fígado é um dos órgãos mais polivalentes de nosso organismo. Ele possui funções que vão desde secretar substâncias que auxiliam no funcionamento do organismo a metabolizar lipídeos e proteínas, além de processar hormônios e drogas, como, por exemplo, o álcool, e também destruir as células do sangue que já não estão mais funcionando corretamente.

Com tantas características peculiares, ele também ocupa boa parte do abdômen e é por todos esses fatores particulares que foi preciso criar uma especialidade médica focada somente em tratar dele. Por vezes, essa especialidade médica também é chamada de gastro-hepatologia.

Entre as doenças e condições médicas abordadas pela hepatologia, incluem-se, por exemplo: a cirrose, a esteatose hepática (também chamada de “fígado gorduroso”), a doença de Wilson, a hemocromatose, as hepatites A, B, C e D, as hepatites autoimune e também a hepatite causada pelo uso incorreto de medicamentos.

De forma geral, qualquer doença que acometa o fígado é chamada de hepatopatia, sendo que elas podem ser hepatopatia crônica, causando dores contínuas ao paciente, como a doença hepática crônica, e a hepatopatia grave, que são condições capazes de causar alterações na geografia do fígado, causando dor intensa e até mesmo deficiências.

Pacientes que necessitam de tratamentos mais intensivos, como o transplante de fígado, também podem ser tratados pelo hepatologista ou pelo gastroenterologista especializado em hepatologia.

A hepatologia requer a realização de vários exames, como tomografia e ultrassom, que ajudam o médico a realizar um diagnóstico mais preciso, indicando, inclusive os tratamentos que devem ser seguidos.

Como é o fígado que realiza o processamento de algumas drogas, inclusive de remédios, algumas condições não possuem tratamento, sendo indicada a adoção de um estilo de vida saudável para ajudar na recuperação do órgão.

O ideal é visitar um médico especialista em hepatologia, em uma clínica de hepatologia ou nos hospitais, ambulatórios, consultórios e ambientes hospitalares da Rede D’Or São Luiz.

A Rede D’Or São Luiz é capaz de oferecer tratamento médico de excelência e qualidade para pacientes de todas as idades. Os médicos e especialistas da Rede D’Or São Luiz estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.