O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.
Na Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático, também chamada de cintilografia hepática, o objetivo é analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.
O exame de Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático dá atenção maior à circulação sanguínea do fígado e baço. Por isso é usado no diagnóstico do hemangioma hepático, tumor que costuma acumular grande quantidade de sangue e que se forma no fígado.
Com o exame de Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático, também é possível avaliar a função hepática, além de checar a localização exata do fígado e baço em pacientes com suspeita de tumores e outras doenças nesses órgãos.
Na Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático, o paciente recebe uma injeção de medicamento levemente radioativo que se liga às células do baço e fígado.
Cerca de 30 minutos após injeção, o paciente é encaminhado à máquina de cintilografia para a captura de imagens do fígado e baço. Adicionalmente, também pode fazer uma tomografia com imagens adicionais.
Dependendo da forma como o medicamento usado na Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático se espalha no abdômen, é possível entender melhor o funcionamento e tamanho desses órgãos, além de detectar nódulos ou massas anormais.
A Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático serve para a detectar nódulos e massas anormais no fígado e baço, além da avaliação aprofundada da circulação sanguínea no baço e fígado. Com o exame, também é possível estudar o funcionamento desses órgãos com o objetivo de avaliar a função hepática.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.