Cardiologia

Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza radiofármacos para formar imagens que revelam dados sobre a função dos órgãos, diferente da radiologia, que tipicamente demonstra a anatomia.

Exames e Procedimentos relacionados

O que é Medicina Nuclear?

A medicina nuclear é uma especialidade médica que se utiliza de pequenas doses de radiação paara trazer benefícios ao paciente.

Seja utilizando essa radiação como um benefício terapêutico usando-a, por exemplo, para tratar de doenças e condições médicas, seja para utilizá-la como forma de se obter algum tipo de diagnóstico, como um exame de imagem que fica mais claro por meio do uso da radiação, por exemplo.

Que tipos de exames fazem parte da Medicina Nuclear?

Diferentes tipos de exames fazem parte do portfólio da medicina nuclear.

Entre os principais, podemos destacar:

– Cintilografia: examinar o funcionamento de alguns órgãos específicos, que acabam por ficar mais facilmente visíveis, com o uso de leves doses de radiação. Usado muito em áreas como a tireoide, o coração, o fígado e os rins. Existem diferentes tipos de cintilografia, como a cintilografia óssea e a cintilografia do miocárdio.

– Tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT);

– Gamagrafia com gálio.

Cada exame da medicina nuclear tem sua forma de preparo específica e também é realizado de uma forma peculiar. De modo geral, eles têm em comum apenas o uso de leves e baixas quantias de radiação.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.