Ressonância Magnética Articular de Quadril

Este exame estuda as articulações que compõem o quadril. Com ele, é possível diagnosticar, por exemplo, osteonecroses e desgastes na cabeça do fêmur e artrite reumatoide, além de permitir avaliação completa de fraturar na região.

O que é Ressonância Magnética Articular de Quadril?

A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como os ossos e músculos, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto menos invasiva.

No caso da ressonância magnética articular de quadril, o exame estuda as articulações que compõem o quadril. Com ele, é possível diagnosticar, por exemplo, osteonecroses e desgastes na cabeça do fêmur e artrite reumatoide, além de permitir avaliação completa de fraturar na região.

Também conhecido por: ressonância magnética articulação coxofemural direito ou esquerdo, ressonância magnética articulação coxofemural unilateral, ressonância magnética quadril direito ou esquerdo, ressonância magnética quadril unilateral, rm acetábulo – direito ou esquerdo, rm articulação coxofemural, rm cabeça femural – direita ou esquerda, rm quadril unilateral (direito ou esquerdo).

 

Como é feito o exame Ressonância Magnética Articular de Quadril?

O exame de ressonância magnética articular de quadril é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deitado na maca que desliza para dentro de um aparelho circular. A maca entra e sai do tubo , sendo possível visualizar diferentes estruturas do corpo. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame.  O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.

A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso deve-se remover objetos metálicos antes do exame.

Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.

 

Para que serve o Exame Ressonância Magnética Articular de Quadril?

Com o exame de ressonância magnética articular de quadril é possível avaliar o quadril com enfoque nas articulações, permitindo a detecção de inflamações como bursites e artropatias inflamatórias, além de fraturas e problemas como desgaste da cartilagem nas articulações, que causam dor.

No exame de ressonância magnética articular de quadril também é possível avaliar possíveis malformações e tumores.

Por fim, o exame de ressonância magnética articular de quadril  também pode ser recomendado como exame preparatório para cirurgias do quadril, como a cirurgia de colocação de prótese na cabeça do fêmur. O exame pode abordar apenas um lado do quadril ou ambos.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados