Home / - Exames e Procedimentos /
- Ressonância Magnética /
- Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica
Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica
Sinônimos
- Rm Coracao + Perfusao + Viabilidade Miocardica
- Rm Coracao
- Mri Coracao Morfologico e Funcional + Perfusao + Viabilidade Miocardica
- Ressonancia Magnetica Coracao Morfologico e Funcional + Perfusao + Viabilidade Miocardica
- Ressonancia Coracao Morfologico e Funcional + Perfusao + Viabilidade Miocardica
- Rm Coracao Morfologico e Funcional + Perfusao + Viabilidade Miocardica
O que é Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica?
A ressonância magnética do coração morfológico e funcional + perfusão + viabilidade miocárdica é um exame indolor e não invasivo, que estuda de forma completa o coração, avaliando sua estrutura, com destaque para a irrigação sanguínea do miocárdio.
Na chamada viabilidade miocárdica, é observada a presença de necrose no coração, que ocorre após infarto ou outros problemas no órgão, avaliando se a melhor conduta seria a revascularização ou o transplante cardíaco.
Como é feito o exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica?
O exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita em uma maca que desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Além disso, outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
É necessária a aplicação de contraste, uma substância que proporciona mais clareza e detalhamento às imagens obtidas pela ressonância.
Para que serve o exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica?
O exame de ressonância magnética do coração morfológico e funcional + perfusão + viabilidade miocárdica serve para avaliar a anatomia, o funcionamento do coração e a perfusão sanguínea.
O procedimento identifica áreas do músculo cardíaco que podem não estar recebendo sangue suficiente, indicando a possibilidade de doença cardíaca isquêmica, além de verificar a viabilidade do tecido miocárdico após um evento cardíaco, como um infarto.
Quanto tempo dura o exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica?
O exame de ressonância magnética do coração morfológico e funcional + perfusão + viabilidade miocárdica é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Além disso, outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
Qual especialista pode solicitar o exame Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica?
O exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica pode ser solicitado por um cardiologista. Esse especialista é responsável por diagnosticar e tratar doenças cardíacas e condições relacionadas.
Quando o exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica é contraindicado?
Existe contraindicação para pacientes com dispositivos metálicos implantados, como estimuladores cardíacos, desfibriladores ou clipes de aneurisma. O procedimento também é desaconselhado para pessoas com claustrofobia severa, a menos que medidas de controle da ansiedade sejam tomadas. Além disso, em casos de insuficiência renal, o uso do contraste pode ser prejudicial.
Preparativos para o exame
- CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
- DURAÇÃO: de 30 a 60 minutos.
- JEJUM: 2 horas de alimentos sólidos. Nas 24 horas anteriores, jejum de bebidas alcoólicas, industrializadas e com cafeína.
- CONTRAINDICAÇÕES: pessoas com metais intraoculares; pacientes com tatuagens ou micropigmentação feitas há menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados; gestantes ou mulheres com incerteza em relação a gravidez. O uso de lentes de contato não interfere.
- EXAMES ANTERIORES: se possível, levar resultado de hemograma recente, bem como exame de creatinina realizado 90 dias anteriores ao exame com contraste.
- OUTRAS INFORMAÇÕES: exame realizado com uso de contraste por via intravenosa; o paciente pode recusar a utilização do meio de contraste. Além disso, é necessário levar os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!