Este exame avalia as órbitas ou globos oculares, osso onde os olhos estão “alojados”, e a musculatura dos olhos, permitindo o estudo de estruturas como nervo óptico e glândulas lacrimais.
O que é Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral)?
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, sendo, portanto, menos invasiva.
Com a Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral), o exame avalia as órbitas ou globos oculares, osso onde os olhos estão “alojados”, e a musculatura dos olhos, permitindo o estudo de estruturas como nervo óptico e glândulas lacrimais.
Também conhecido por: Ressonância Magnética cavidade orbitária, Ressonância Magnética glândula lacrimal, Ressonância Magnética globo ocular/câmara vítrea, Ressonância Magnética órbita, Ressonância Magnética orbita/olhos, Ressonância Magnética órbitas, RM cavidade orbitaria, RM globo ocular/câmara vítrea, RM nervo ótico, RM órbita, Ressonância Magnética nervo ótico, RM glândula lacrimal, RM órbita/olhos.
Como é feito o exame Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral)?
O exame de Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral) é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, entra e sai do tubo, sendo possível visualizar diferentes estruturas. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso deve-se remover objetos metálicos antes do exame.
Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
Para que serve o Exame Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral)?
Com o exame de Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral), avaliamos em profundidade os globos oculares, seus músculos, ossos e nervos.
É possível confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas como hifemas, acúmulo de sangue na câmara dos olhos, a exoftalmia, os olhos saltados para fora da órbita, estrabismo, ptose palpebral (pálpebra caída) e nistagmo, movimento involuntário dos olhos.
Também é possível identificar e avaliar tumores, bem como estudar doenças inflamatórias e trauma nos globos oculares.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Saiba como se preparar para o exame de Ressonância Magnética da Órbita (Bilateral).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.