Este exame estuda os linfonodos presentes na pescoço.
O ultrassom é um exame de imagem não invasivo, rápido e acessível, em que o paciente não é exposto à radiação.
Ele funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas, que ecoam dentro do corpo da pessoa, e a resposta desse eco forma imagens que são visualizadas pelos médicos examinadores em tempo real.
No caso da Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais, o exame estuda os linfonodos presentes na pescoço.
Os linfonodos (gânglios, “ínguas”) são estruturas que fazem parte do sistema linfático e contêm células do sistema imunológico (sistema de defesa). Por vezes, os linfonodos podem aumentar de tamanho e apresentar características diferentes da normalidade.
É nesses casos que a Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais é indicada, para permitir uma maior investigação.
Também conhecido por: Ultrassom de leito tiroidiano para mapeamento de linfonodos, Ultrassom de pescoço para pesquisa de gânglios linfáticos, Ultrassonografia cervical para mapeamento de metástase, Ultrassonografia cervical para pesquisa de adenopatia, Ultrassonografia cervical para pesquisa de linfonodos, Ultrassonografia da tireoide e pesquisa de linfonodos, Ultrassonografia cervical com mapeamento de linfonodos.
Na Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais, o paciente deita-se em uma maca, em decúbito dorsal (de barriga para cima). O médico examinador deverá colocar um gel no pescoço do paciente, para permitir o melhor deslizar do equipamento de ultrassom.
As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico.
Pode ser solicitado que o paciente movimente o pescoço durante o exame. Não é necessário nenhum tipo de preparo para realização deste exame. É importante levar exames de ultrassom semelhantes, quando for realizar o novo exame.
A Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais permite um estudo dos linfonodos nessa região. Os achados nesse exame deverão servir como complemento e auxílio para diagnóstico após exame físico do paciente e a história dos sintomas.
O exame de Ultrassonografia de Linfonodos Cervicais é importante para localizar com precisão os linfonodos, avaliar sua relação com as estruturas ao redor, descrever suas características como tamanho, limites, número e forma.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.