Cardiologia

Ultrassonografia

A Ultrassonografia utiliza permite visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo, através de ondas ultrassônicas de alta frequência.

Exames e Procedimentos relacionados

O que é ultrassonografia?

O ultrassom é um tipo de exame de imagem que permite ao médico observar certas estruturas do corpo humano. Ele funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas de alta frequência, que ecoam dentro do corpo da pessoa, e a resposta desse eco forma imagens que são visualizadas pelos médicos examinadores.

No ultrassom, o paciente deita em uma máquina e é examinado pelo médico, que desliza um pequeno aparelho pelo corpo do indivíduo, enquanto analisa os resultados em uma tela e identifica as estruturas anatômicas. Para facilitar a movimentação do aparelho, podem ser usados géis e cremes na região que está sendo analisada.

Quais são os tipos de ultrassonografia?

Existem diferentes tipos de ultrassonografia, como o ultrassom morfológico, feito em mulheres grávidas com o objetivo de observar detalhadamente o desenvolvimento embrionário do bebê, ainda dentro da barriga da mãe. O ultrassom morfológico é essencial porque permite diagnosticar condições médicas como a Síndrome de Down antes mesmo do nascimento da criança.

A tecnologia potencializa este exame com o serviço de Ultrassom 4D, transformando a ultrassonografia obstétrica em alta definição. O método compreende o recurso da ultrassonografia de três dimensões, mas em movimento. É capaz de mostrar imagens precisas do rostinho e o corpinho de forma bem definida do bebê e a família consegue assistir aos movimentos que a criança faz na hora em que o exame ocorre.

Já o ultrassom com doppler permite que, além das estruturas anatômicas, o médico consiga também visualizar a circulação dos vasos e o fluxo sanguíneo ao redor de certa área do corpo humano. Esse é um exame essencial para diagnosticar condições como varizes ou obstruções em veias do corpo humano.

Por fim, os tipos de ultrassonografia são classificados de acordo com a região onde o exame está sendo realizado, como a ultrassonografia da mama, a ultrassonografia transvaginal, a ultrassonografia pélvica, a ultrassonografia obstétrica e a ultrassonografia abdominal total.

A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe e conta com mais de 87 mil médicos especializados em fornecer tratamento médico de excelência. A Rede D’Or São Luiz conta com clínicas de ultrassonografia preparadas para realizar exames de ultrassom com alta qualidade.