Como se prevenir do novo Coronavírus?

  • Evite aglomerações. Se possível, mantenha a distância social e permaneça em casa.
  • Higienize as mãos, frequentemente, com água e sabão ou álcool gel 70%, no mínimo, por 20 segundos.
  • Ao tossir ou espirrar, use o antebraço para proteger as vias aéreas.
  • Evite tocar nariz, boca e olhos. Não leve a mão ao rosto e à boca sem antes lavá-las.
  • Procure não compartilhar objetos de uso comum, como talheres, toalhas, garrafas, copos, celulares, fones de ouvido, óculos etc.
  • Higienize superfícies e objetos de uso comum com desinfetantes ou álcool gel 70%.
  • Caso saia, busque manter distância (no mínimo 1 metro) de qualquer pessoa com sintomas respiratórios.

O que dizem os especialistas da Rede D’Or São Luiz

O que é?

(Novo Coronavírus – COVID-19)

É uma família de diferentes vírus que podem provocar infecções respiratórias. Os quadros vão de leve a moderado e, às vezes, grave. Na maioria dos casos, a doença é sem gravidade e os sintomas do coronavírus são febre, tosse, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, nariz escorrendo e diarreia.

Na forma grave, que acomete cerca de um quarto dos infectados, há uma piora do quadro respiratório, com desenvolvimento de pneumonia, podendo levar à insuficiência respiratória.

A epidemia continua em crescimento e, nesse momento, a medida mais efetiva para o controle é o isolamento social – ficar em suas casas, evitando contato com outras pessoas.

Quem faz parte do grupo de risco?

Indivíduos acima dos 60 anos ou debilitados e portadores de doenças crônicas.

Quais são os procedimentos indicados?

PERMANEÇA EM CASA, principalmente se estiver apresentando sintomas gripais. Dessa forma, você evita a contaminação com o Novo Coronavírus e a piora do seu quadro. Além disso, hidrate-se e use antitérmico. Pacientes com sintomas leves não se beneficiam de ir aos hospitais, pois o diagnóstico laboratorial está reservado aos casos graves.

FIQUE EM ISOLAMENTO se você estiver infectado com o Novo Coronavírus. Assim, você não contamina outras pessoas. 

PROCURE UM HOSPITAL se você apresentar um ou mais sintomas como: falta de ar, febre alta que não cede com os remédios e tosse. Idosos que apresentem alteração de sua condição clínica também deve ser levados.

Você acha que pode estar com Coronavírus? Clique aqui.

Com a proposta de orientar os pacientes sobre a necessidade ou não de buscar uma unidade de pronto atendimento, a Rede D’Or São Luiz preparou um teste simples e rápido.

De acordo com o resultado, você poderá ser encaminhado para a nossa solução de Telemedicina, uma consulta online onde o seu estado de saúde será avaliado. Nosso objetivo é otimizar o atendimento médico e agilizar o seu diagnóstico.

Saiba mais sobre o Novo Coronavirus